Capela da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros

IPA.00003450
Portugal, Setúbal, Moita, Alhos Vedros
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela da misericórdia de nave única coberta por tecto em madeira com altar-mor sobre plataforma elevada, com acesso por escada em pedra.
Número IPA Antigo: PT031506010003
 
Registo visualizado 618 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta rectangular; volume simples coberto por telhado de 2 águas. Fachada principal virada a E. rematada por empena triangular, com cunhais e pilastras em cantaria, lintel epigrafado, pequena sineira do lado N.; portal de pilastras toscanas com frontão triangular, sobre arquitrave epigrafada, rematado por cruz sobrepujado e ladeado por janelas de vão rectangular. No interior nave única coberta por tecto de 3 planos de madeira, altar-mor sobre plataforma elevada com acesso por escada; púlpito do lado do Evangelho, coro-alto com balaustrada assente em colunas de fuste cilíndrico.

Acessos

Lg. do Pelourinho, entre o Hospital Concelhio e o nº 23

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996

Enquadramento

Urbano. Situa-se no centro da vila, em frente da E.N. Barreiro / Montijo, adossada do lado N. ao edifício do Hospital.

Descrição Complementar

Paredes revestidas a silhares de azulejos em azul e branco de remate recortado, com cenas da vida da Virgem enquadradas por molduras rococó. Retábulo em talha dourada e marmoreada, do período joanino. INSCRIÇÕES: 1. Inscrição comemorativa da doação do portal gravada na arquitrave do mesmo. Dimensões: dificeis de obter devido à altura a que se encontra. Tipo de letra: capital quadrada. Leitura modernizada: JOÃO HENRIQUES PIMENTEL DEU ESTE PORTAL DE ESMOLA A ESTA CASA SENDO PROVEDOR DELA O ANO QUE SE COMEÇOU DE FAZER NA ERA DE 1527.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1553 - início da construção; 1587 - O provedor João Henriques Pimentel construção do portal (segundo inscrição sobre a porta); 1770 - revestimento azulejar.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada, cantaria em cunhais, pilastras e molduras de vãos; tijoleira em pavimento; telha cerâmica, azulejo, madeira, vidro.

Bibliografia

Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; ALVES, Pe. Carlos Póvoa, Subsídios para a História de Alhos Vedros, s.l., 1992

Documentação Gráfica

IHRU:DGEMN

Documentação Fotográfica

IHRU:DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1963 / 1970 - reconstrução dos telhados utilizando estruturas em betão armado, tectos em madeira, pavimento em tijoleira, com faixa em cantaria, rebocos, pintura e caiação, reparação dos pavimentos em madeira do coro, restauro dos azulejos, do retábulo do altar-mor, da teia em madeira, reparação de portas e caixilhos.

Observações

2. A Misericórdia funcionou inicialmente no Lg. da Graça.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login