Igreja do Espírito Santo / Museu Municipal Pedro Nunes

IPA.00003444
Portugal, Setúbal, Alcácer do Sal, União das freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana
 
Arquitetura religiosa, seiscentista e manuelina. Capela de planta retangular e uma nave, construída no séc. 17, com fachada principal terminada em empena e portal maneirista, de verga reta e frontão triangular, integrando elementos de templo quinhentista, como a janela manuelina mainelada na fachada lateral. No interior possui coro-alto sobre colunas e retábulos rococó.
Número IPA Antigo: PT041501010009
 
Registo visualizado 870 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular simples, de nave única, com cobertura em telhado de duas águas, rematada em beirada dupla. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, a principal virada a E., terminada em empena e rasgada por portal de verga reta, com moldura encimada por friso e frontão triangular, sobreposto por três pináculos relevados, e por óculo oval, sem moldura e gradeado. À direita existe campanário, com pequena sineira, em arco de volta perfeita e terminada em empena. Fachada lateral S. de cunhais apilastrados, rasgada por janela mainelada de duplo vão em arco de volta perfeita, assente em duplos colunelos laterais e em coluna torsa central, e duas janelas de capialço, um adelas entaipada. No INTERIOR tem as paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas superiormente por friso e cornija de cantaria, pavimento em tijoleira e teto de madeira de dois planos, com vigamentos à vista. Possui vestígios de um coro-alto assente em colunas toscanas, pia de água benta em forma de coroa, com elementos decorativos, dois retábulos laterais e a parede testeira rasgada por arco de volta perfeita sobre pilastras, revestido a estuques policromos e dourados, albergando retábulo, também policroma e dourada. Sobre o friso e a cornija que percorre a parede, existe amplo frontão concheado em estuque, pintado com cores berrantes, tendo ao centro as armas nacionais envolvidas por volutados e concheados.

Acessos

Rua do Município; Largo Pedro Nunes

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 49, DR, 1.ª série, n.º 280 de 30 de outubro 1993

Enquadramento

Urbano, adossado, na malha urbana da vila. Implanta-se adaptado ao declive do terreno, com fachada principal precedida por pequeno adro, composto por duas plataformas de diferentes níveis, e com a fachada lateral esquerda virada ao Sado, e a amplo largo, onde se ergue o edifício da Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - construção da capela integrando possivelmente elementos do primitivo Hospital do Espírito Santo, como a janela mainelada e a pia de água benta, o qual era composto por uma casa sobradada com altar, abrindo para o Largo *1; séc. 18, meados - feitura do retábulo-mor e laterais.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de pedra rebocada e caiada; pilastras, molduras dos vãos em cantaria calcária; porta e portadas de madeira; grades de ferro; retábulos de talha policroma e dourada; pavimento de tijoleira; teto de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

CORREIA, Virgílio - "Esboço de uma Monografia". In Obras. Coimbra: 1971, vol IV; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74373 [consultado em 5 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Segundo a tradição, D. Manuel aqui terá casado com D. Maria, mas Vergílio Correia (1971, 143) desmente, pelo facto de nessa data apenas aqui funcionar o Hospital do Espírito Santo, casa sobradada dando para a Praça da Vila, que incluía um altar, tendo a atual igreja sido construída posteriormente.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login