Convento de São Francisco / Convento de Nossa Senhora do Socorro / Pórtico do Convento

IPA.00003420
Portugal, Setúbal, Alcochete, São Francisco
 
Arquitectura religiosa, quinhentista. Pórtico de três arcos de acesso a convento franciscano, entretanto demolido. Tímpanos e seguintes dos arcos com revestimento azulejar figurado setecentista.
Número IPA Antigo: PT031502030005
 
Registo visualizado 515 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos (Província dos Algarves)

Descrição

Pórtico de 3 vãos em arco redondo assentes em pilares quadrangulares, encimado por 3 frontões em bico de lados curvos, os laterais rematados por pináculos, o central por cruz. Dos lados do pórtico pilares pinaculados unidos aos frontões por volutas. Os tímpanos e os seguintes dos arcos estão revestidos dos 2 lados de azulejos setecentistas figurados em azul e branco, representando do lado N. São Salvador de Horta, São Pascoal Bailão, Santo António com o Menino, emblemas (dados, asas, trombeta); do lado S. São Boaventura, São Luís, São Francisco recebendo os estigmas e motivos emblemáticos (coroa, plumas, sol, castelo, dados)

Acessos

Rua da Sociedade, São Francisco. WGS84 (graus decimais): lat.: 38,731852; long.: -8,973135

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996

Enquadramento

Urbano. Destacado, está implantado junto a uma rua da povoação de São Francisco, transversal à Estrada que liga Alcochete ao Montijo. Por trás do pórtico um vasto terreno de cultura rodeado pelo que resta do muro da cerca do antigo convento.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1572 - início da construção do convento de frades franciscanos junto à igreja de Nossa Senhora da Sebonha, tomando então a invocação de Nossa Senhora do Socorro; 1838 - o convento é vendido em hasta pública a um alcochetano, de nome Chapéu de Ferro, que o terá comprado com a intenção de o demolir; 1999 - licenciado projecto de urbanização à empresa de construção SPOC, alvará emitido com a condição de as obras serem acompanhadas por arqueólogos; o projecto de loteamento tem uma área de 37.133 m2; 2001 - foram encontrados vestígios antigos, de interesse cultural ; 2002 - embargo da obra por incumprimento da empresa construtora quanto ao acompanhamento arqueológico.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, azulejo.

Bibliografia

Eduardo Avelino Ramos, O Concelho de Alcochete, 1902; ESTÊVÃO, José, Anais de Alcochete, Lisboa, 1956; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71046 [consultado em 5 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1984 - reintegração do pórtico; CMAlcochete: c. de 1993 - restauro e pintura do portal.

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1993

Actualização

Cecília Matias 2002
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login