Casa Grande / Casa dos Almeida

IPA.00003411
Portugal, Santarém, Sardoal, Sardoal
 
Palacete seguindo a tipologia da "casa comprida", com um extenso alçado principal alinhado, com a capela num dos extremos. A fachada revela grande dinâmica na alternância dos vários corpos de diferentes dimensões e perfil e no movimento do corpo principal em que ressalta o tímpano triangular, o conjunto portal-janelão, com pilastras esquinadas e o balcão corrido do primeiro piso, arredondado na parte central.
Número IPA Antigo: PT031417030005
 
Registo visualizado 335 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta longitudinal, composta por vários rectângulos adossados; volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de 3 e 2 águas; águas-furtadas rematando um dos telhados; massas dispostas na horizontal acompanhando o declive da via de circulação. Fachada principal com 4 corpos de 2 andares, de diferentes dimensões, separados por pilastras e rematados por cimalha; o corpo menor da esquerda é vazado por porta e janela de verga recta no piso térreo, por 2 portas-janelas de verga em arco segmentar, com balcão, no 1º piso; o corpo principal, encimado por frontão triangular, com urnas nos vértices, é rasgado por portal axial, com janelas laterais, no piso térreo, por porta-janela de verga redonda, com frontão quebrado, ladeado por portas-janelas, abrindo os 3 vãos para um balcão curvo; o 3º corpo, de maiores dimensões, é encimado por 3 águas furtadas, com janelas de guilhotina e simetricamente rasgado por portas de verga recta no 1º piso, por portas-janelas de verga em arco segmentar e balcão no piso superior; o corpo da capela da Senhora do Carmo, no extremo N. da fachada, com frontão contracurvado, urnas e cruz sobre acrotérios e pilastras coríntias, é rasgado por portal e janelão axiais. Todos os balcões são protegidos por gradil em ferro, com motivos florais e de enrolamentos; as janelas que ladeiam o portal principal estão protegidas por grades de baloiço. Fachada posterior irregular, com corpos vários em ressalto. Interior - no corpo principal átrio com escadaria de comunicação com o piso nobre; a capela, de nave única, com falsa abóbada em madeira com apainelados centrados pelas armas coroadas de Nossa Senhora do Carmo, comunica com a capela-mor de ábside arredondada e cúpula em meia-laranja, por arco triunfal assente em pilastras toscanas; retábulo em talha dourada com tribuna enquadrando a imagem da padroeira; coro-alto sobre o portal estabelecendo a comunicação com o interior do solar.

Acessos

Rua Luis de Camões, n.º 7 a 21

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 735/74, DG, 1.ª série, n.º 297 de 21 dezembro 1974 *1

Enquadramento

Urbano, flanqueado. Implantação harmónica na rua principal da povoação, ao lado do edifício da Câmara Municipal; do outro lado da rua a capela do Espírito Santo e várias casas de habitação e comércio.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal / privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

O primeiro palácio terá sido mandado construir pelos condes de Abrantes e senhores do Sardoal, cujo nome, Almeida, perdurou na actual designação; séc. 18 (2º / 3º quartel) - construção do actual edifício pela família Moura e Mendonça; 2017 - pretende-se transformar o edificio em unidade hoteleria.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e caiada; molduras e frontões em cantaria; cobertura em telha cerâmica; ferro em balcões; madeira em portas e janelas.

Bibliografia

GONÇALVES, Luís Manuel, Sardoal do passado ao presente, Sardoal, 1992; Monumentos, n.º 15, Lisboa, DGEMN, 2001; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico do Distrito de Santarém, vol. III, Lisboa, 1949; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74825 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMSardoal: 2001 - limpeza de cantarias; rebocos e pinturas.

Observações

*1 - DOF: Edifício do séc. 18 denominado Casa Grande, ou dos Almeidas. Segundo a tradição os edifícios em frente ao solar terão pertencido em tempos à mesma família, servindo de cavalariças e casas dos criados.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login