|
|
|
Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Apeadeiro ferroviário
|
Descrição
|
| |
Acessos
|
| Rua da Barca |
Protecção
|
| Inexistente |
Enquadramento
|
| Rural, isolado. |
Descrição Complementar
|
| |
Utilização Inicial
|
| Transportes: apeadeiro ferroviário |
Utilização Actual
|
| Devoluto |
Propriedade
|
| Pública: Estatal |
Afectação
|
| Sem afetação |
Época Construção
|
| Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
|
| |
Cronologia
|
| 1873 - Início dos trabalhos de construção da Linha do Douro - 1º troço, entre Ermesinde e Penafiel; 1875 - conclusão e inaugurado do 1º troço; 1883 - é inaugurado o troço Pinhão-Tua e decretada a elaboração do projecto definitivo do último troço da Linha do Douro até à fronteira com Espanha, em Barca de Alva; 1887, Janeiro - é aberto à exploração o troço Tua - Pocinho; 9 de Dezembro é inaugurado o último troço da Linha, entre Côa e Barca de Alva, a Ponte Internacional e, do lado espanhol, fica concluído o troço entre Boadilla-La Fuente de San Esteban, ficando o Porto ligado com Salamanca e daqui, via Medina, à Europa; 1985 - As autoridades espanholas decidem encerrar o troço entre Boadilla e Barca de Alva, acabando com o carácter internacional da Linha do Douro; 1987 - foi encerrada a circulação ferroviária entre o Pocinho e a Barca de Alva, ficando este troço ao abandono. |
Dados Técnicos
|
| Sistema estrutural de paredes portantes. |
Materiais
|
| Estrutura rebocada e pintada; silhares de azulejos; molduras dos vãos, pilastras, frisos, cornijas e platibanda em cantaria de granito; portas, caixilharias e outras estruturas de madeira; algerozes metálicos. |
Bibliografia
|
| www.linhadodouro.com, 14 novembro 2012. |
Documentação Gráfica
|
| |
Documentação Fotográfica
|
| IHRU: SIPA |
Documentação Administrativa
|
| |
Intervenção Realizada
|
| |
Observações
|
| EM ESTUDO. |
Autor e Data
|
| Ana Filipe 2012 |
Actualização
|
| |
| |
| |