Império do Espírito Santo de Santa Bárbara

IPA.00033820
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Santa Bárbara
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, desenvolvido sobre soco. Apresenta a fachada principal de cunhais apilastrados e rematada em empena, sobreposta por coroa do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia amarela, de sabor popular. A fachada lateral é cega e despojada de qualquer elemento decorativo.
Número IPA Antigo: PT071901090091
 
Registo visualizado 1785 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular simples com cobertura homogénea em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, desenvolvidas sobre soco, com cunhais, cornijas e molduras dos vãos pintados de amarelo. Fachada principal virada a NE., terminada em empena, com cornija, sobreposta por coroa do Espírito Santo e pináculos piramidais, tipo agulha, nos cunhais. É rasgada por três vãos em arco apontado e molduras pintadas de amarelo, correspondendo a portas, as laterais envidraçadas, todos com bandeiras de vidrinhos sobrepostas por florão polilobado. Sobre o portal central existe cartela inscrita e rasga-se óculo circular, moldurado, com caixilharia formando flor, pintada de cinzento; sobrepuja-o palma estilizada, pintada de cinzento. Fachada lateral direita cega e a posterior com pináculos nos cunhais.

Acessos

Santa Bárbara, Estrada ER1-1; Largo da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado a edifício de cércea sensivelmente mais baixa, integrado num quarteirão estreito disposto junto à estrada regional. O soco avança do corpo do império, delimitado por guarda em grelhagem de cimento, pintada de branco e de plintos e rodamão amarelo, acedido por escada facetada de três degraus. Em frente possui passeio largo, bordejado de árvores e junto à fachada lateral direita pequeno espaço ajardinado, vedado por muro com acesso por portão de ferro. Perpendicularmente, ergue-se a Igreja Paroquial de Santa Bárbara (v. PT071901090065).

Descrição Complementar

Sobre o portal central existe cartela com a data de "1876" inscrita.

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - época provável da instituição da Irmandade do Espírito Santo de Santa Bárbara; 1861, 08 agosto - data do falecimento de Domingos de Sousa Mendes, que legara ao Império o rendimento anual de 396 litros de trigo "para aumento do vôdo"; 1876 - data inscrita sobre o portal assinalando a construção do atual Império.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; portas de madeira; vidros simples e pintados; guardas em cimento; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; DUARTE, Mário, OLIVEIRA, Álamo, Terceira A Ilha dos Impérios, Praia da Vitória, Blue, 2008; LOPES, Tenente-coronel Frederico, Memória sobre as Festas do Espírito Santo na ilha Terceira dos Açores, Sep. do vol. 15 do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Tipografia Andrade, s.d.; MERELIM, Pedro de - As 18 Paróquias de Angra. Sumário Histórico. Angra do Heroísmo: tipografia Minerva Comercial, 1974.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login