Império do Espírito Santo da Serreta / Império do Terreiro

IPA.00033819
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Serreta
 
Arquitetura religiosa, do séc. 20. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco. Apresenta a fachada principal rematada em empena, sobreposto por coroa do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, correspondendo a portal entre janelas, com guarda de peito em ferro e pano de peito almofadado, sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia verde, vermelha, azul e amarela, de sabor popular.
Número IPA Antigo: PT071901170104
 
Registo visualizado 1926 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular simples com cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachada principal rebocada e pintada de branco, com pilastras, cornijas, plintos, embasamento, molduras dos vãos e elementos decorativos pintadas de verde, vermelho, azul e amarelo. A fachada, virada a E. e desenvolvida sobre soco, apresenta perfil convexo, seccionado em três panos por pilastras pintadas de verde, sobre plintos azuis, e com capitéis pintados de amarelo, vermelho e azul, sustentando o remate individualizado em empena; as empenas são sublinhadas por friso verde com elementos relevados curvos, pintados de amarelo, azul e vermelho, sobrepostas no alinhamento das pilastras e no ângulo da empena por pináculos piramidais com bola, sobre plintos paralelepipédicos, pintados de verde, amarelo, azul e vermelho, à exceção do pano central, mais alto, que é rematado ao centro por coroa do Espírito Santo, sobre plinto ornado de losango. Em cada um dos panos, percorrido por faixa verde, rasga-se vão em arco apontado, com moldura da mesma cor, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, todos com bandeiras seccionadas e caixilharia sublinhada por friso vermelho, tendo as janelas guarda de peito em ferro, pintado de cinzento e, inferiormente, pano de peito de dupla almofada, pintada de amarelo e azul. Sobre o portal abre-se ainda óculo circular, com moldura verde e interiormente pintado de vermelho com cruz branca.

Acessos

Serreta, Estrada Regional

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, integrado em pequena praça, bordejada pela estrada regional, flanqueado por construções, a lateral direita de cércea mais baixa, dispondo-se quase no ângulo das mesmas; a praça é pavimentada a paralelos e dispõe junto ao império de floreiras em ferro com flores. O soco, sensivelmente avançado e de perfil convexo, possui guarda em ferro, pintada de cinzento, com pilaretes pintados de verde e amarelo e corrimão de vermelho; tem acesso por escada de lanços opostos, pintada de branco e percorrida por friso pintado de verde, tendo no patamar central dois degraus. Em frente, do outro lado da estrada, ergue-se a Igreja Paroquial da Serreta (v. PT071901170068).

Descrição Complementar

Na empena central existe azulejo com a data de "1922" inscrita.

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1922, Verão - início da construção do Império, cuja data surge inscrita na fachada principal, substituindo um anterior que se erguia no lado oposto da rua, logo abaixo da atual igreja paroquial.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; porta e caixilharia de madeira; vidros simples; guardas em ferro; azulejo inscrito; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; LOPES, Tenente-coronel Frederico, Memória sobre as Festas do Espírito Santo na ilha Terceira dos Açores, Sep. do vol. 15 do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Tipografia Andrade, s.d.; MERELIM, Pedro de - As 18 Paróquias de Angra. Sumário Histórico. Angra do Heroísmo: Tipografia Minerva Comercial, 1974.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login