Império do Espírito Santo de São Bento

IPA.00033787
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, São Bento
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco e tendo despensa adossada posteriormente. Apresenta a fachada principal rematada em frontão triangular sobre platibanda plena, sobreposto por coroa do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, correspondendo a porta entre janelas, tendo estas guarda de peito em ferro, e sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia azul esverdeado, de sabor popular. As fachadas laterais, igualmente terminadas em platibanda plena, são estruturadas por vãos semelhantes, mas em número de três. Edifício da despensa de planta retangular composta de dois corpos e fachadas evoluindo num piso, o do primeiro corpo igualmente terminado em platibanda plena, e rasgado por portal e janela de peitoril em fachadas opostas.
Número IPA Antigo: PT071901120096
 
Registo visualizado 1775 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Império de planta retangular simples, de cobertura homogénea em telhados de duas águas, tendo adossado posteriormente despensa retangular composta de dois corpos, com cobertura em telhados de duas ou uma água. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco delimitado a preto e corpo, cunhais, frisos, cornijas e molduras dos vãos pintados de azul esverdeado, tendo ainda as do império friso a branco e outro a vermelho. O império tem as fachadas terminadas em platibanda plena, definidas por cornijas e friso inferior, desenvolvidas sobre soco, com cunhais boleados, os do soco almofadados e os da fachada com pilastras caneladas, sobrepostas por vasos. Fachada principal virada a SO., terminada em frontão triangular sobre a platibanda, coroado por coroa do Espírito Santo sobre acrotério; na platibanda surge cartela oval inscrita e no tímpano cartela oval, de moldura fitomórfica contendo pomba do Espírito Santo relevada. É rasgada por três vãos em arco trilobado, com molduras percorridas por frisos, pintados a vermelho, branco e azul esverdeado, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, todos com bandeiras, seccionadas; as janelas têm guarda de peito em ferro fundido, ornado com motivos vegetalistas, pintada de cinzento. Fachadas laterais semelhantes, com pilastras nos cunhais, rasgadas por três janelas iguais às da frontaria, em arco trilobado, com molduras percorridos por frisos pintados de vermelho, branco e azul esverdeado, e com guarda de peito em ferro. A despensa adossada posteriormente tem o primeiro corpo terminado em platibanda plena, rematada em cornija, sendo rasgado a NO., em plano sobrelevado, por porta de verga reta, moldurada, precedida por escada de alvenaria e com guarda de ferro e, a SE. por janela de peitoril moldurada. O segundo corpo, mais baixo e terminado em cornija e beirada simples, é rasgado a SO. por porta sobrelevada e janela de peitoril e, a NO. por porta, todos com molduras levemente recortadas no topo.

Acessos

São Bento, Largo de São Bento

Protecção

Parcialmente incluído no Núcleo urbano da cidade de Angra do Heroísmo (v. PT071901160035)

Enquadramento

Urbano, adossado posteriormente, formando gaveto, adaptado ao declive suave do terreno, formando praça frontal, pavimentada a paralelos. O império possui acesso por escada de alvenaria, de lanços opostos, pintada de branco, faixa preta e tendo ao centro trapézio em cimento encarapinhado, pintado de azul esverdeado e com a data de 1957 inscrita; a escada tem guarda tubular em ferro e, na patamar, guarda com elementos vegetalistas, apoiada em pilaretes pintados de azul esverdeado. Nas imediações, ergue-se a Igreja Paroquial (v. PT071901120073), e o Império do Espírito Santo de São Lázaro (v. PT071901120097).

Descrição Complementar

Na platibanda existe cartela oval com a data "1886" inscrita e sobre o portal existe lápide em bronze com a inscrição "1º CENTENÁRIO / 1886-1986 / S. BENTO".

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1886 - data inscrita na platibanda assinalando a construção do império; 1957 - data inscrita na escada de acesso, assinalando a edificação da mesma.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria basáltica, rebocada e pintada; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; guardas de peito em ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login