Aeroporto de Nampula

IPA.00033735
Moçambique, Nampula, Nampula, Nampula
 
Arquitectura de transportes, do século 20. Edifício de betão armado, de dois pisos, do qual sobressai, uma torre de controlo de planta prismática com uma varanda a todo o perímetro.
Número IPA Antigo: MZ910719000024
 
Registo visualizado 547 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Transportes  Aeroporto    

Descrição

Planta retangular, de dois pisos. Edifício em betão do qual sobressai uma torre de controlo de formato prismático (inicialmente circular) com uma pequena varanda a toda a volta. As alterações ao projeto inicial, que aumentaram o volume do edifício, cortaram o entendimento da separação dos edifícios da torre de comando e de passageiros, que formam atualmente um edifício único. O piso superior apresenta uma extensa varanda a todo o comprimento do edifício, com uma guarda de ferro amarela.

Acessos

Nampula

Protecção

Enquadramento

Peri-urbano, isolado. Localizado no aeroporto de Nampula, numa área a nordeste da cidade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: aeroporto

Utilização Actual

Transportes: aeroporto

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Alberto Soeiro (1960 / 1970); Carlota Quintanilha (1960 / 1970); João José Tinoco (1960 / 1970)

Cronologia

1960, década - data da construção do edifício, segundo projecto da autoria dos arquitetos João José Tinoco, Carlota Quintanilha e Alberto Soeiro.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

FERNANDES, José Manuel, JANEIRO, Maria de Lurdes, VELOSO, António Matos, João José Tinoco - Arquitecturas em África, Lisboa: Livros Horizonte, 2008, p.63; MATTOSO, José (dir.), Património de Origem Portuguesa no Mundo, arquitetura e urbanismo: África, Mar Vermelho e Golfo Pérsico, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2010, p. 571.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Arquivo Histórico Ultramarino: Agência Geral do Ultramar

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1990 / 2010, entre - data provável das obras de ampliação do edifício. Esta intervenção descaracterizou por completo o edifício inicialmente construído, tendo-se aí perdido grande parte dos elementos modulados de betão característicos dos projetos aeroportuários do arquiteto João José Tinoco.

Observações

EM ESTUDO. João José Tinoco projetou igualmente as aerogares dos aeroportos de Vila Cabral (atual Lichinga), de Porto Amélia (atual Pemba, com Carlota Quintanilha) e de Tete (com António Veloso). Segundo José Manuel Fernandes, "estes edifícios inserem-se numa mesma "família estética", identificada pelas carismáticas torres de controlo [...] [tratando-se] de "obras de expressão fortemente geométrica, abstrata, em alguns casos quase expressionista"

Autor e Data

Tiago Lourenço 2012 (projeto FCT PTDC/AURAQI/104964/2008 "Gabinetes Coloniais de Urbanização: Cultura e Prática Arquitectónica")

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login