Farol do Ilhéu Santana

IPA.00033724
São Tomé e Príncipe, Ilha São Tomé, Cantagalo, Cantagalo
 
Arquitetura de comunicações, do séc. 20. Farol costeiro.
Número IPA Antigo: ST910102000082
 
Registo visualizado 1050 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Farol    

Descrição

Torre em betão armado, de secção em cruz, com riscas vermelhas e brancas horizontais. O acesso à luz faz-se através de um pequeno varandim no topo da torre, onde se encontra instalada uma bateria para armazenamento da energia obtida pelo painel solar fotovoltaico, para alimentação da lanterna. Farol automático, assegurando a sua própria gestão energética, funcionando sem qualquer intervenção humana, sendo apenas necessária uma inspeção anual.

Acessos

Ilhéu Santana, Ilha de São Tomé

Protecção

Enquadramento

Isolado, localiza-se no lado E. do Ilhéu de Santana, próximo da Enseada de Santana.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comunicações: farol

Utilização Actual

Comunicações: farol

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Ministério da Defesa e Ordem Interna da República Democrática de São Tomé e Príncipe

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

EQUIPA TÉCNICA: Capitão Tenente do Serviço Especial Cola Duarte (Diretor técnico), Faroleiro técnico chefe José Coutinho e Faroleiro técnico Subchefe Arlindo Santos (1988-1997).

Cronologia

1979, outubro - visita do Presidente da República de São Tomé e Príncipe a Portugal, após a qual se iniciaram várias ações pontuais de cooperação com a Marinha Portuguesa nos domínios da Hidrografia; século 20, década de 1980 - assinatura do protocolo de cooperação técnico-militar entre Portugal e a República Democrática de S. Tomé e Príncipe; surge o "Projeto de Estruturação da Guarda Costeira" e os subprojetos "Ajudas à navegação" e "Capitania"; 1988, dezembro - no âmbito do subprojeto "Ajudas à Navegação", o Capitão-de-Fragata Teixeira de Aguilar desloca-se a São Tomé e Príncipe, pretendendo elaborar o projeto de recuperação da farolagem deste território que se encontrava inoperativa; é feita uma proposta de recuperação da sinalização existente e criação de novos equipamentos, projeto que é desenvolvido em quatro fases, sob a orientação técnica da Direcção de Faróis; 1997, setembro - no âmbito da 4ª fase do acordo de Cooperação Técnico Militar Luso-Santomense são estabelecidos os faróis da Ponta Furada (v. ST910104000081), da Lagoa Azul (v. ST910105000047), do Ilhéu Santana e de Angolares (v. ST910103000083); 1997, outubro - o Diretor-Geral da Política de Defesa Nacional de Portugal, entrega oficialmente ao Governo de São Tomé e Príncipe, em cerimónia realizada na Fortaleza de São Sebastião, em São Tomé, o novo sistema de ajudas visuais à navegação marítima, que integra 12 faróis de navegação costeira e 5 farolins de aproximação e portuários.

Dados Técnicos

Gerador elétrico solar, com baterias secundárias, sistema iluminante com alcance luminoso de 15 milhas náuticas. A característica da luz é de relâmpagos simples, de cor branca, sendo o período de 7 segundos.

Materiais

Estrutura de betão armado, guardas metálicas.

Bibliografia

"O sistema de ajudas à navegação marítima de S. Tomé e Príncipe", Revista da Armada, Ano XXVIII, nº 312, Lisboa, agosto 1998, pp. 12-13; "Inspecção e manutenção técnica à rede de sinalização marítima de S. Tomé e Príncipe", Revista da Armada, Ano XXXVI, nº 405, Lisboa, fevereiro 2007, pp. 9.

Documentação Gráfica

Ministério da Defesa Nacional: Direção de Faróis

Documentação Fotográfica

Ministério da Defesa Nacional: Direção de Faróis

Documentação Administrativa

Ministério da Defesa Nacional: Direção de Faróis

Intervenção Realizada

Marinha Portuguesa (Direção de Faróis): 2006, 21 outubro/9 dezembro - pintura integral da estrutura no âmbito do Projecto 5 - Apoio à Manutenção do Sistema de Ajudas Visuais à Navegação que integra o programa do acordo de Cooperação Técnico Militar Luso-Santomense.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Teresa Ferreira 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login