Farolins da Baía de Ana Chaves

IPA.00033722
São Tomé e Príncipe, Ilha São Tomé, Água Grande, Água Grande
 
Arquitetura de comunicações, do séc. 20. Farolim de enfiamento portuário.
Número IPA Antigo: ST910101000080
 
Registo visualizado 1077 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Farol    

Descrição

Marcas anterior e posterior do enfiamento da Baía de Ana Chaves, construídas em alvenaria de pedra, alteadas com estrutura metálica e encimadas por farolins. Encontram-se pintadas com riscas vermelhas e brancas horizontais.

Acessos

Baía de Ana Chaves, Ilha de São Tomé

Protecção

Enquadramento

Localizam-se na Baía de Ana Chaves, em enseada no lado E. da ilha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comunicações: farol

Utilização Actual

Comunicações: farol

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Ministério da Defesa e Ordem Interna da República Democrática de São Tomé e Príncipe

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

EQUIPA TÉCNICA: Capitão Tenente do Serviço Especial Cola Duarte (Diretor técnico), Faroleiro técnico chefe José Coutinho e Faroleiro técnico Subchefe Arlindo Santos (1988-1994).

Cronologia

1952 - estabelecimento dos farolins; 1979, outubro - visita do Presidente da República de São Tomé e Príncipe a Portugal, após a qual se iniciaram várias ações pontuais de cooperação com a Marinha Portuguesa nos domínios da Hidrografia; século 20, década de 1980 - assinatura do protocolo de cooperação técnico-militar entre Portugal e a República Democrática de S. Tomé e Príncipe; surge o "Projeto de Estruturação da Guarda Costeira" e os subprojetos "Ajudas à navegação" e "Capitania"; 1988, dezembro - no âmbito do subprojeto "Ajudas à Navegação", o Capitão-de-Fragata Teixeira de Aguilar desloca-se a São Tomé e Príncipe, pretendendo elaborar o projeto de recuperação da farolagem deste território que se encontrava inoperativa; é feita uma proposta de recuperação da sinalização existente e criação de novos equipamentos, projeto que é desenvolvido em quatro fases, sob a orientação técnica da Direção de Faróis; 1994, 20 setembro - no âmbito da 1ª fase do acordo de Cooperação Técnico Militar Luso-Santomense, as instalações reabilitadas dos faróis do Ilhéu das Rolas (v. ST910103000046), do Forte de São Sebastião (v. ST910101000040), do Ilhéu das Cabras (v. ST910101000045) e os farolins do enfiamento da Baía de Ana Chaves são entregues ao Ministério da Defesa e Ordem Interna da República Democrática de São Tomé e Príncipe; 1997, outubro - o Diretor-Geral da Política de Defesa Nacional de Portugal, entrega oficialmente ao Governo de São Tomé e Príncipe, em cerimónia realizada na Fortaleza de São Sebastião, em São Tomé, o novo sistema de ajudas visuais à navegação marítima, que integra 12 faróis de navegação costeira e 5 farolins de aproximação e portuários.

Dados Técnicos

Farolim de Ana Chaves posterior: alcance luminoso de 6 milhas, com uma característica isofásica de relâmpagos verdes, num período 4 segundos; Farolim de Ana Chaves anterior: alcance luminoso de 6 milhas, a característica da luz é de relâmpagos simples, de cor verde, sendo o período de 2 segundos.

Materiais

Betão armado, guardas metálicas.

Bibliografia

"Faróis reacendem na ilha de São Tomé", Revista da Armada, Ano XXIV, nº 272, Lisboa, janeiro 1995, pp. 14- 15; "O sistema de ajudas à navegação marítima de S. Tomé e Príncipe", Revista da Armada, Ano XXVIII, nº 312, Lisboa, agosto 1998, pp. 12-13; "Inspecção e manutenção técnica à rede de sinalização marítima de S. Tomé e Príncipe", Revista da Armada, Ano XXXVI, nº 405, Lisboa, fevereiro 2007, pp. 9.

Documentação Gráfica

Ministério da Defesa Nacional: Direção de Faróis

Documentação Fotográfica

Ministério da Defesa Nacional: Direção de Faróis

Documentação Administrativa

Ministério da Defesa Nacional: Direção de Faróis

Intervenção Realizada

Marinha Portuguesa (Direção de Faróis): 1959 - execução de modificações nos farolins; 1994 - finalização das obras de reabilitação do farolim, ao abrigo dos acordos de Cooperação Técnico Militar Luso-Santomense: reconstrução, consolidação e alteamento das torres existentes, colocação de guardas metálicas no varandim do farolim, instalação de novos sistemas energéticos e iluminantes; 2006, 21 outubro/9 dezembro - manutenção das estruturas e substituição das baterias no âmbito do Projecto 5 - Apoio à Manutenção do Sistema de Ajudas Visuais à Navegação que integra o programa do acordo de Cooperação Técnico Militar Luso-Santomense.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Teresa Ferreira 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login