Fornos Romanos da Herdade do Pinheiro

IPA.00033695
Portugal, Setúbal, Alcácer do Sal, União das freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana
 
Arquitetura industrial, romana. Constituem os fornos romanos muito bem preservados apesar de possuírem a parte superior destruída.
Número IPA Antigo: PT041501010067
 
Registo visualizado 386 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício  Extração, produção e transformação  Forno    

Descrição

Conjunto de cinco fornos, dois deles dispostos contiguamente, e junto aos quais se escavou ainda uma cozinha com lareira e forno doméstico e diversos caqueiros. Os fornos apresentam planta retangular, precedida por um atrium, sendo construídos com adobes e tijolos cerâmicos e, os atrium, revestidos lateralmente por blocos calcários. Possuem cinco arcos de volta perfeita que suportam uma grelha de agulheiros retangulares mal conservada.

Acessos

Herdade do Pinheiro

Protecção

Categoria: SIP - Sítio de Interesse Público / ZEP, Portaria nº 645/2012, DR, 2.ª série, n.º 212, de 02 novembro 2012

Enquadramento

Rural, isolado, coberto parcialmente de vegetação. Implantam-se na zona baixa da propriedade, numa área de sapais, anteriormente acessível por um braço de rio.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: forno

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 01

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 01 - época provável de construção dos fornos; séc. 05 - até esta data estiveram em laboração; 2006, 10 janeiro - proposta de abertura do processo de classificação da DRÉvora; 23 janeiro - despacho de abertura do processo de classificação do Presidente do IPPAR; 05 setembro - parecer do IPArqueologia favorável a uma classificação; 2009, 19 agosto - proposta da DRCAlentejo para a classificação como Imóvel de Interesse Público e fixação de Zona Especial de Proteção; 2010, 21 abril - parecer favorável do Conselho Consultivo do IGESPAR relativo à classificação e e fixação de Zona Especial de Proteção do imóvel; 2011, 05 julho - nova proposta da DRCAlentejo para a classificação como Sítio de Interesse Público e e fixação de Zona Especial de Proteção; 05 dezembro - parecer favorável da SPAA do Conselho Nacional de Cultura à classificação e fixação de Zona Especial de Proteção do imóvel; 2012, 01 junho - publicação do projeto de decisão da classificação do imóvel como Sítio Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção em Anúncio n.º 12205/20121, DR, 2.ª série, n.º 107.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em adobe e tijolo cerâmico; revestimento a placas de calcário.

Bibliografia

http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/10623032/ [consultado em 5 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - Nos fornos fabricavam-se ânforas de tipos já conhecidos, como as Dressel e Almagro, e também pelo menos mais uma tipologia nova, primeiramente denominada "Lusitana 1", que seria exclusivamente produzida na região. Várias ânforas possuem marcas estampadas com o nome do produtor e esgrafitos de controlo da produção.

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login