Igreja Paroquial de Amêndoa / Igreja de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00003362
Portugal, Santarém, Mação, Amêndoa
 
Igreja paroquial seiscentista e do séc. 20. O espaço ocupado pela igreja foi ajardinado; à torre sineira encostou-se uma pérgola revestida de vegetação.
Número IPA Antigo: PT021413020012
 
Registo visualizado 513 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Torre campanário, de planta quadrangular, encimada por coruchéu prismático, com pináculos rematando os quatro vértices, vazada por sineiras de verga redonda e por um vão rectangular na face onde encostava a igreja. À face O. foi adossada uma pérgola, de pilares de cimento e traves de madeira.

Acessos

Largo da Igreja (Largo do Adro), Rua dos Oficiais

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 67/97, DR, 1.ª série-B, n.º 301 de 31 dezembro 1997 (torre) *1

Enquadramento

Urbano. No centro da aldeia, num pequeno largo ajardinado, na confluência de várias ruas, rodeado por edifícios de dois pisos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja com a de Mação taxadas em 350 libras; pertence à Ordem de Santiago e integra o termo de Abrantes e o bispado da Guarda; séc. 16 / 17 - data provável de reconstrução do primitivo templo de que já existe notícia no século 13; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra o território da Diocese da Guarda; 1987 - demolição do corpo da igreja; 1988 - inauguração do templo moderno, por detrás da antiga igreja, em posição sobranceira à mesma.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra rebocada

Bibliografia

LOURO, Henrique da Silva, Monografia de Cardigos, Cucujais, 1939; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. III, Lisboa, 1949; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73223 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Torre da antiga Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Amêndoa. Único vestígio da igreja paroquial de planta longitudinal, nave de 3 tramos e capela-mor a O., com fachada de empena triangular, repete uma tipologia comum nas igrejas da zona, de que é exemplo a igreja matriz de Mação.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login