Casa na Rua do Carvalhal, n.º 22 a 30

IPA.00000335
Portugal, Braga, Braga, Braga (São Vicente)
 
Casa nobre oitocentista, de planta em L invertido, com fachadas de três piso, sendo a fachada principal, voltada à rua pública, revestida de azulejos do séc. 19, rasgada por vãos simétricos, com varanda corrida, no segundo piso, e por cima da janela central, pedra de armas. Nas traseiras, jardim formal composto por três quadras de topiárias de buxo, com desenhos acentuados pelas diferenças cromáticas das plantas. Existe uma passagem directa da rua para o jardim, reminiscência do arco de passagem..
Número IPA Antigo: PT010303490048
 
Registo visualizado 534 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta em L, invertida, composta por dois corpos articulados, sendo um deles mais alongado, com jardim rectangular a N. Volumetria de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de três e duas águas. Fachada principal voltada a S., de três pisos, enquadrada por cunhais de cantaria, percorrida por cornija, sob beiral saliente, revestida a azulejos industriais, estampilhados a azul e branco. No primeiro piso, rasga-se janelão rectangular, gradeado, seguido de quatro portas de verga recta, sendo a central ladeada por pequena placa com inscrição, e a da extremidade E., ladeada por duas janelas jacentes de brincos. O segundo piso é percorrido por varanda de granito, curva, ao centro, com guarda de ferro.É rasgado por sete janelas de sacada de verga recta, sendo a central encimada por cornija recta coroada por pedra de armas dos AZEVEDO, em escudo de composição plena, ovalado, com moldura decorativa de grinaldas e acantos. O terceiro piso, delimitado por friso de pedra, apresenta sete janelas de guilhotina, com brincos, tendo a central, sobre a molduraornato de canais. Fachada posterior, a N., voltada ao jardim, rebocadas e pintada de branco, rematada por beiral, de três pisos, tendo no primeiro, portas de verga recta, de acesso às lojas, no segundo, portas e janelas de verga recta, com varanda protegida por balaustrada de cimento, no corpo mais alongado e, no terceiro piso, janelas de guilhotina rectangulares. INTERIOR: No primeiro piso, átrio empedrado, ao centro, com dupla arcaria de comunicação com os pisos superiores, por escadaria de madeira, e duas portas de acesso a escritório, biblioteca e loja. No segundo e terceiro pisos organizam-se salas, quartos, cozinha e casas de banho, com comunicação por corredores. JARDIM murado, alongado para N., composto por três quadras definidas por topiárias de buxo, com desenhos geométricos, acentuados pelas diferenças cromáticas das plantas, com estrelícias, camélias e flores diversas a decorar os canteiros. Junto ao muro E., completamente revestido por trepadeiras, encontra-se poço.

Acessos

Rua do Carvalhal, nº 22 a 30

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossada em banda, no lado N. da rua. Nas traseiras da casa, envolvendo o jardim, prédios de habitação, alguns recentes,, de altura considerável.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: (placa da fachada principal) DR. MANUEL BRAGA DA CRUZ INVESTIGADOR BRACARENSE TADIM 19-10-1897 BRAGA 14-3-1982 / HOMENAGEM DA ASPA; HERÁLDICA: Pedra de armas dos Azevedo de..., com uma águia estendida de..., encimada por coroa.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1834 - Construção do edifício pelo Cónego João Evangelista de Azevedo e Sousa (n. 1754), tendo para tal contraído, junto da Misericórdia de Braga, um empréstimo, apresentando como fiador António Martinho Velho de Barbosa da Fonseca e Castro, pai do Conde de Azevedo; 1843 - é adquirido por Francisco Lopes de Azevedo Velho da Fonseca Barbosa Pinheiro Pereira e Sá Coelho, futuro 1º Conde de Azevedo, para nele residir; 1843 / 1846 - colocação da pedra de armas dos AZEVEDO na fachada principal (NÓBREGA 1970); 1880 - por morte do conde de Azevedo, foi parar, por testamento, à sobrinha, D. Maria Cândida Falcão de Azevedo, casada com Francisco Barbosa do Couto Cunha Sotto Maior, de Estarreja; 1913 - vendida a Domingos José Gomes Braga; 1920 - o edifício é adquirido pelo Dr. Manuel Braga da Cruz; 1978, 28 dezembro - Despacho de homologação do Secretário de Estado da Cultura; 2009, 23 outubro - procedimento caducado nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, N.º 206 de 23-10-2009; 2010, 2 junho - devolvido à DRCNorte para reavaliar o valor patrimonial do imóvel; 2011, 17 janeiro - proposta da DRCNorte a propor a revogação do despacho de homologação como IM.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura , molduras, pedra de armas, pavimentos do primeiro piso e algumas divisórias em granito; divisórias em taipa; pavimentos do primeiro pisoem tijoleira; portas, janelas, tectos, escadas interiores e pavimentos, dos pisos superiores, de madeira; azulejos no revestimento da fachada principal, na cozinha e casas de banho; grades das janelas e guarda da varanda da fachada principal em ferro; balaustrada da varanda da fachada posterior em cimento; cobertura exterior de telha de canudo.

Bibliografia

NÓBREGA, Artur Vaz Osório da, Pedras de Armas e Armas Tumulares do distrito de Braga. Cidade e Concelho de Braga, vol. I, tomo II, Braga, 1970, pp. 378-381; OLIVEIRA, Jorge, Rua do Carvalhal - Aqui viveu Manuel Braga da Cruz, in Diário do Minho, 16 Agosto 2004, p. 7.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1929 - Construção de terraço voltado ao jardim; 1954 - arranjo do jardim; 1973 - recuperação do telhado.

Observações

As armas dos Azevedo apresentam as seguintes cores, de ouro, com uma águia estendida de negro.

Autor e Data

António Dinis 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login