Igreja Paroquial de Alcanhões / Igreja de Santa Marta

IPA.00003347
Portugal, Santarém, Santarém, Alcanhões
 
Igreja paroquial maneirista, proto-barroca e revivalista, de uma só nave, integrando a zona destinada ao altar-mor; estilo chão: predomínio dos efeitos lineares nos volumes e espacialidade, vãos de molduras singelas; animação proto-barroca dos alçados da nave integralmente revestidos a azulejos de padrão; janela em arco ultrapassado sobre o portal e em arco quebrado na parede da tribuna, revivalistas. Imagem do Cristo crucificado e imagem da Virgem com o Menino dos Séc. 16 / 17.
Número IPA Antigo: PT031416050031
 
Registo visualizado 471 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta: nave rectangular, sacristia, corredor e baptistério, adossados do lado N., torre sineira do lado S.; massas articuladas com cobertura diferenciada em telhado sobre a igreja e dependências, em coruchéu prismático sobre a torre sineira. Fachada principal virada a O. de pano único e 2 pisos, enquadrada lateralmente por pilastras e rematada por frontão em arco rebaixado; no eixo central o portal moldurado de vão rectangular e janelão igualmente moldurado a que se sobrepõe um vão entaipado em arco ultrapassado e pequeno óculo oval. Torre sineira de 3 pisos, rematada por pináculos, vazada por frestas rectangulares e por ventanas de verga redonda; no corpo saliente da torre rasga-se uma porta; fachada lateral S. vazada por porta e 2 janelas de vão rectangular; na fachada lateral N. os volumes da sacristia e anexos, vazados por frestas e por porta de acesso de vão rectangular; alçado E. vazado por janela em arco quebrado. INTERIOR: nave única com tecto de 3 planos em madeira, reforçados por tirantes em ferro; arcos a pleno centro rasgados na parede fundeira, o central mais elevado, enquadram o altar-mor e os altares laterais; coro-alto em madeira sobre colunas de fuste redondo com pias de água benta, púlpito adossado ao alçado lateral N., em cantaria, de planta quadrada e guardas com colunas jónicas de fuste estriados, pia baptismal junto ao altar da Epístola; baptistério coberto por cúpula sobre pendentes; alçados integralmente revestidos de azulejos de padrão polícromo, organizados em 2 registos sobrepostos; pequeno registo figurando o Santíssimo Sacramento sobre o arco triunfal, no vão da janela junto ao altar-mor a representação de Nossa Senhora do Rosário, já com contornos a negro; altar-mor em talha dourada de estilo nacional; na tribuna a imagem do Cristo crucificado; no altar do lado da Epístola imagem da Virgem com o Menino (A. 0,925m) em madeira; no altar do lado do Evangelho imagem de Santa Marta; guarda-vento em madeira.

Acessos

EN. 365, Largo Cardeal D. Guilherme

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978 *1

Enquadramento

Urbano, monte, destacado, harmónico. Implanta-se numa plataforma arborizada e murada, rasgada por escadas, que vencem o desnível para as ruas circundantes do lado E. N. e S.. Rodeiam-na habitações de um e dois pisos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Santarém)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 / 17 - construção provável da igreja; séc. 17, 1.ª metade - revestimento de azulejos do interior; séc. 17, 2.ª metade - registo representando Nossa Senhora do Rosário; séc. 17 / 18 - retábulo do altar-mor; 1744 - obras profundas no imóvel; séc. 19, finais - janela sobre o portal, janela na cabeceira; 1911 - colocação do relógio na torre sineira (segundo data aí aposta); 2018 - verifica-se que as colunas do coro-alto se encontram degradadas e os azulejos do interior em mau estado de conservação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra em estruturas; cantaria em molduras e pavimentos; telha cerâmica em coberturas; azulejo em revestimentos internos; madeira em soalhos, caixilhos, portadas, guarda-vento.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; BRAZ, José Campos, Santarém raízes e memórias - páginas da minha agenda, Santarém, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, 2000; FEIO, A. Areosa, Santarém, princesa das nossas vilas, Santarém, 1929; MENDES, Octávio da Silva Paes, Santarém Monumental, Santarém, 1988; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal-Distrito de Santarém, vol. III, Lisboa, 1949.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1995 - obras de beneficiação.

Observações

*1 - DOF...incluindo os azulejos que revestem o interior,e a imagem da Virgem do século XVI.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991 / Isabel Mendonça 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login