Palácio dos Albuquerque / Casa na Rua D. João IV, n.º 37 a 45

IPA.00003344
Portugal, Santarém, Abrantes, União das freguesias de Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
 
Casa nobre setecentista, do tipo fachada comprida, tendo o corpo central encimado por frontão triangular. Interior com salas intercomunicantes no piso nobre.
Número IPA Antigo: PT031401130038
 
Registo visualizado 287 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta longitudinal, rectangular, massa simples com cobertura homogénea em telhado de duas águas; lanternim com telhado de quatro águas. Fachada principal virada a nascente, com quatro panos definidos por pilastras e cunhais apilastrados com capitéis toscanos sobre altos plintos, rematados por arquitrave e cimalha; um dos panos intermédios é encimado por frontão triangular; urnas sobre acrotérios pontuam o remate da fachada. Dois registos nos dois corpos do lado direito, três nos restantes corpos, cujo piso térreo se adapta ao desnível da rua. Portal rasgado no corpo rematado por frontão, com verga em arco segmentar, rodeado por janelas de verga recta; portas-janelas de sacada com guardas em ferro forjado e verga em arco contracurvado no piso nobre e no tímpano do frontão. Fachada posterior de quatro panos, delimitados por pilastras, o principal rematado por frontão triangular; a este adossa-se corpo prismático, encimado por terraço, ao nível do piso superior; quatro pisos rasgados por janelas de guilhotina; janela rasgada no tímpano do frontão. Interior - o portal comunica com átrio, com arcada lateral dando acesso a escadaria íngreme de um lanço; salas intercomunicantes abrindo para a fachada principal, algumas com lambril de azulejo de padronagem pombalina e pintura mural; lambril idêntico na escada.

Acessos

Rua D. João IV (antiga Rua do Paço Real *1), n.º 37 a 45

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, meia encosta. Integrado na malha urbana, flanqueado por edifícios de dois pisos, abrindo a fachada posterior para amplo jardim.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, meados - data provável de construção; 1802 - pertencia a Rodrigo Bivar - aí se reuniu a primeira assembleia da Sociedade Literária Tubuciana; 1809 - herdada pelo filho Diogo Bivar; a casa serviu de residência ao general Junot e ao seu Estado-Maior, ao general Wellington, a D. Miguel, às infantas suas irmãs, a D. Carlos de Espanha, a Rainha D. Maria II, D. Fernando e os príncipes; durante estas estadias a família Bivar alojava-se noutra casa que possuía, fronteira ao palácio; 1861 - D. Pedro V pernoita na casa; 1859 - por motivo de partilhas a casa é vendida a Anacleto José de Almada.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria de pedra rebocada e caiada; cantaria em pilastras, arquitrave, cimalha e molduras dos vãos; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

GUERRA, Luís de Bivar, A Academia Tubuciana e os seus membros, in A Historiografia Portuguesa anterior a Herculano, Actas do Colóquio, Lisboa, 1977; MORATO, Manuel António, CAMPOS, Eduardo (notas críticas de), Memória Histórica da Notável Vila de Abrantes, 2ª ed., Abrantes, 1990; OLEIRO, Diogo, Abrantes Cidade Florida, Abrantes, 1952; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71563 [consultado em 14 julho 2016]

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMAbrantes

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - a Rua D. João IV teve várias designações: Rua do Bacharel, Rua das Olarias Velhas, Rua do Paço Real (a partir de 1863) e a actual designação desde 1940.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991 / Isabel Mendonça 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login