Casa da Quinta de Minotes

IPA.00000331
Portugal, Braga, Guimarães, Fermentões
 
Casa nobre barroca da região nortenha de planta em U. Caracteriza-se pela simplicidade da fachada principal que se desenvolve num só piso.
Número IPA Antigo: PT010308150066
 
Registo visualizado 414 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

É constituído por 4 núcleos básicos: voltadas a N. à esquerda do portal de entrada, as dependências agrícolas, a O. o corpo nobre do solar propriamente dito, a N. área de alcovas, a E. a cozinha. SOLAR de planta longitudinal composta irregular, formando U, com cobertura homogénea em telhados de 4 águas. A articulação espacial resulta da interligação do espaço interior com os pátios, sendo o pátio de serviço estreito e alongado, enquanto que o de lazer é definido pelas construções de anexos agrícolas (adega e tulha), muro de suporte integrando tanque, jardim e mata a N.. A fachada O., a principal, desenvolve-se longitudinalmente, com um único piso e um só pano, embasamento em granito aparente e janelas de guilhotina com moldura de granito aparente de avental. As restantes fachadas desenvolvem-se em dois pisos. No interior, o tecto da sala de entrada da fachada O. é de masseira e ligeiramente abobadado, enquanto os tectos das salas que dão para as restantes fachadas são de madeira em tabuado de saia e camisa; ao nível do andar, a frente E. é percorrida por uma varanda envidraçada, alpendrada sobre uma coluna toscana monolítica. Esta varanda abre sobre o pátio de serviço, formando U, que é fechado por uma construção fronteira, baixa e longa. As portadas das janelas apresentam-se chapeadas e com trancas de ferro no interior.

Acessos

Fermentões, EN 101 Guimarães - Braga, desvio para Fermentões, em Fermentões desvio para Selho, São Cristóvão e aí seguir a indicação Minotes; Rua da Veiga

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 5/2002, DR, 1ª Série-B, nº 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Rural, isolado, bem integrado no meio envolvente, separado pelas construções da adega e portal, encontra-se, muito provavelmente, implantado num dos taludes do plaino aluvionar da Ribeira do Selho.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 15 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc 15 - primeira referência documentada da Casa de Minotes; séc. 17 - 19 - obras que dotaram a Casa de Minotes da sua feição actual.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes exteriores e mestras em alvenaria de granito; janelas com remate de avental, caixilharias de madeira em guilhotina de duas folhas; varanda envidraçada ao nível do andar nobre da fachada E.; pavimento de madeira de castanho em tabuado encabeirado e pregado à fiada e a lote com largas pranchas de madeira; no interior observam-se ainda as divisórias de tabique com as portas de duas folhas engradadas em castanho; tectos de madeira; cobertura em estrutura de madeira e telha de barro.

Bibliografia

Guia de Portugal, Entre Douro e Minho, vol. 2, Lisboa, 1965; MORAIS, Maria Adelaide Pereira de, Casal de Minotes, in Velhas Casas (II), Boletim de Trabalhos Históricos, vol., 25, p. 15 - 27, Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Guimarães, 1965.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

IPPAR, Procº nº 92/3(24)

Intervenção Realizada

Proprietário: 1970 / 1980 - substituição da instalação eléctrica, reboco dos paramentos interiores e exteriores, obras de conservação e recuperação das caixilharias, substituição das coberturas de telha, etc.

Observações

A Casa de Minotes constitui, com as casas de caseiros, quinteiros, terras de horta e campos de cultivo, o prédio misto inscrito na Matriz Predial urbana sob o artº 136 e, na Matriz Predial Rústica sob os artºs 270, 271, 273, 274 e 275 e descrito na Conservatória do Registo Predial de Guimarães sob o número 28969, a fls Vº do Livro B-81. Os actuais proprietários da Casa de Minotes desenvolveram importantes obras de recuperação e têm, continuamente, conservado em excelentes condições o imóvel.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login