Casa no Largo Conselheiro José Filipe, n.º 7

IPA.00003301
Portugal, Leiria, Caldas da Rainha, União das freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório
 
Casa unifamiliar eclética e revivalista. Trabalho em pedra lavrada inspirada na porta da sacristia da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo. Possui uma garagem.
Número IPA Antigo: PT031006030034
 
Registo visualizado 217 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta retangular, composto por edifício de habitação e garagem anexa a N.E.. três pisos com cobertura em telhado de quatro águas e mansarda a S.E.. Fachada principal com primeiro piso a nível do primeiro piso com duas janelas e porta em ferro forjado com verga de cantaria lavrada; segundo piso aberto por três janelas de varanda, sendo a do centro em balaustrada de pedra e as que a ladeiam em ferro forjado, encimadas por frontão recto de cantaria lavrada. Terceiro piso circunscrito por dois arcos que ladeiam a varanda a meio com frontão triangular, e se prolongam em pilastra pelos restantes vãos da fachada, terminando a nível do r/c em ramagens. Fachada NE. mais sóbria de quatro panos delimitada por pilastras. Janelas do primeiro piso a ritmo decrescente acompanhando a inclinação da rua. Fachada N.O. composta por 2 pisos de janelas rectas. Edifício rematado no topo por cornija em arcatura e mansarda a S.E. com frontão curvo, com baixo relevo de motivo vegetalista no tímpano. Paredes rebocadas e pintadas a rosa. Garagem de empena angular com portão de verga recta encimado por janelão em arco de volta perfeita tendo no fecho em modilhão; paredes rebocadas e pintadas a rosa.

Acessos

Largo Conselheiro José Filipe, n.º 7; Rua Provedor Frei Jorge de São Paulo

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. Implantação harmónica, adossado a S.E. a edifício de menor altura; situa-se no Largo Conselheiro José Filipe em gaveto com a Rua Provedor Frei Jorge de São Paulo, para onde está voltado o seu jardim e gargem.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Rodrigo Berquó

Cronologia

Séc. 20 - construção da casa para residência do administrador ou médico do Hospital Termal que lhe está defronte; 2003, 15 maio - Despacho de encerramento do processo de classificação pelo presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria e alvenaria; telha; madeira; ferro forjado.

Bibliografia

Terra de águas, Caldas da Rainha, Câmara Municipal das Caldas da Rainha, 1993.

Documentação Gráfica

CMCaldas da Rainha: Planta Cartográfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login