Império do Espírito Santo de Cabo da Praia

IPA.00032894
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Praia da Vitória, Cabo da Praia
 
Império oitocentista de planta rectangular, interiormente de espaço único, construído sobre alto soco criando espaço de arrumos inferior e tendo nas imediações a despensa. Apresenta as fachadas estruturadas e seccionadas por parastases, criando três eixos que, na fachada principal, terminada em frontão triangular sobreposta pela coroa do Espírito Santo, são rasgados por vãos, correspondendo a porta entre janelas, e nas laterais por apenas dois vãos, sendo os elementos estruturais e decorativos em cantaria aparente.
Número IPA Antigo: PT071905030024
 
Registo visualizado 1838 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular simples, de cobertura homogénea em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento, cunhais, frisos e molduras dos vãos pintados de cinzento. Fachada principal sobre soco, virada a SO., terminada em frontão triangular, coroado por coroa do Espírito Santo e pináculos laterais, sobre plintos paralelepipédicos, tendo no tímpano cartela de ângulos facetados inscrita com a data de 1858. É rasgada por três vãos em arco abatido, sobre parastase, com as pilastras, pintadas de branco e chanfro de cinzento, e a coluna de cantaria, sobre plintos paralelepipédicos, as exteriores dispostas nos cunhais, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, com caixilharia de guilhotina. Fachadas laterais semelhantes, terminadas em cornija e estruturadas em quatro panos por parastases, sendo os dois primeiros rasgados por janelas iguais às da frontaria; no soco da fachada lateral esquerda rasga-se pequeno vão quadrangular, gradeado. Fachada posterior cega e terminada em empena.

Acessos

Cabo da Praia, Estrada Regional (R1-1), Rua de Santa Catarina

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, adaptado ao declive do terreno, muito acentuado na fachada lateral esquerda e posterior, onde é circundado por escada, com guarda baixa em alvenaria rebocada e pintada de cinzento. Insere-se num largo pavimentado, com vários bancos de jardim, disposto junto à via pública, erguendo-se junto à fachada lateral esquerda o edifício da despensa, de planta retangular e um piso, rasgado frontalmente por porta entre janelas, de verga abatida. O portal é precedido por escada de três degraus, semicircular. Nas imediações, ergue-se a Igreja Paroquial (v. PT071905030018).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1853 - data inscrita no tímpano assinalando a construção do império.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada de branco; colunas, cornijas, cartela em cantaria basáltica; porta e caixilharia de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; LOPES, Tenente-coronel Frederico, Memória sobre as Festas do Espírito Santo na ilha Terceira dos Açores, Sep. do vol. 15 do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Tipografia Andrade, s.d.; (http://www.inventario.iacultura.pt/terceira/praiavitoria), [consultado em 02-01-2012].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login