Troço da Via Romana em Alqueidão da Serra

IPA.00003288
Portugal, Leiria, Porto de Mós, Alqueidão da Serra
 
Via romana secundária
Número IPA Antigo: PT021016020005
 
Registo visualizado 1572 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Via  Via romana  

Descrição

Serra - Troço de c. 150 m. em bom estado de conservação, constituído por blocos de pedra regulares, intercalados por pedras menores; ao longo das bermas existem pequenos blocos de pedra elevados, colocados a espaços mais ou menos regulares; em partes da via há muros de suporte, em zonas de terreno desnivelado. Vales - pequeno troço bastante degradado e parcialmente destruído pela abertura de uma carreteira. Em vários sítios são identificáveis pequenos troços da via romana, hoje transformados em carreiros e caminhos.

Acessos

Na serra a via é servida por Est. municipal que passa aalguns metros (Alqueidão da Serra / Carreirancha / Bouceiros), sendo atravessada por carreiros de animais. Nos Vales um pequeno troço é atravessado por Est. não alcatroada (Casais dos Vales / Vales / Cortinas)

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 29/90, DR, 1.ª série, n.º 163 de 17 julho 1990 / Incluído na Área Protegida das Serras de Aire e Candeeiros (v. PT020615090027)

Enquadramento

Integrada no Parque Natural da Serra dos Candeeiros. Nas suas imediações existe um parque de merendas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: via romana

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 01 a.C. / 01

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 01 a.C. - 01 - construção provável, tendo servido para o escoamento do minério de ferro desta localidade. Fez parte da rede principal de estradas romanas da Península Ibérica.

Dados Técnicos

Materiais

Blocos de pedra calcária

Bibliografia

FRADE, Helena, Relatório do Serviço de Arqueologia da Região Centro, DGEMN, processo administrativo; FURRIEL, Francisco Jorge, Da Pré-História à Actualidade - Breve Monografia de Porto de Mós, Porto de Mós, 1999; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73614 [consultado em 20 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID

Intervenção Realizada

Observações

A via situa-se não muito longe da importante estação romana de Collipo (São Sebastião do Freixo); em Alqueidão da Serra existem vestígios de fornos de ferro do período romano.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login