Lavadouro público em São Luís de Odemira

IPA.00032835
Portugal, Beja, Odemira, São Luís
 
Arquitetura infraestrutural, do Séc. 20. Lavadouro público composto pelo corpo retangular do telheiro de proteção dos tanques de lavagem e por poço junto de um dos lados maiores. Telheiro de 4 águas assente em pilares e fachadas fechadas até 1/5 da sua altura por muro de alvenaria interrompido pelos pilares; o acesso é feito num dos lados menores. Poço circular, delimitado por murete baixo e resguardado por frades.
Número IPA Antigo: PT040211060092
 
Registo visualizado 60 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Saúde  Higiene pública  Lavadouro público  

Descrição

Planta composta pelo corpo retangular de proteção dos tanques de lavagem, em telheiro, e por poço adossado a SE., na fachada virada à via de circulação. Volumes articulados, massas dispostas na horizontal com cobertura homogénea, em telhado de 4 águas no telheiro. Estruturas de alvenaria, rebocada e pintada de branco e azul-cobalto. Telheiro de planta simples, longitudinal disposta no sentido SO. - NE.; a estrutura da cobertura assenta em pilares simples, pintados de azul-cobalto, delimitando as fachadas, fechadas até 1/5 da sua altura por muro interrompido pelos pilares, definindo assim 3 panos nos lados maiores e 2 nos menores; acesso a SO., no pano esquerdo, desprovido de muro; no pano direito a inscrição "LAVADOURO PÚBLICO". Poço circular, delimitado por murete baixo e resguardado por cerca de 8 frades de perfil retangular, pintados na base a azul-cobalto, unidos por varão circular de ferro; embasamentos do telheiro e do poço pintados a azul-cobalto.

Acessos

Rua do Poço Novo, à entrada NO. da povoação.

Protecção

Incluído no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e no Plano Sectorial da Rede Natura 2000: Sítio de Interesse Comunitário Costa Sudoeste (PTCON0012).

Enquadramento

Urbano, isolado, na entrada NO. da povoação, em gaveto na convergência de dois caminhos, formando pequeno adro de terra batida; junto à fachada NE., poste elétrico e à fachada principal caixa postal. A c. de 100m localiza-se a Igreja Matriz (v. PT040211060090), que lhe fica a SE..

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Saúde: lavadouro público

Utilização Actual

Saúde: lavadouro público

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1940, década de - construção do lavadouro.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login