Capela de Matos / Capela de Nossa Senhora dos Matos

IPA.00032769
Portugal, Santarém, Abrantes, Mouriscas
 
Arquitetura religiosa, seiscentista. Capela de planta retangular composta por nave e capela-mor, com coberturas interiores diferenciadas em vigamento de madeira na nave e em falsa abóbada de berço na capela-mor. Fachada principal em empena, rasgada por portal em arco abatido, ladeado por postigos. Sobre a empena esquerda, sineira incaracterística. Arco triunfal de volta perfeita assente em pilastras toscanas. Retábulo-mor de talha pintada maneirista. Possui a capela-mor ornada por azulejos polícromos, surgindo as armas dos padroeiros na cobertura. Na envolvente, possui oliveiras seculares, de grande porte.
Número IPA Antigo: PT031401060184
 
Registo visualizado 47 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. FAchadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal em empena, rasgada por portal em arco abatido, ladeado por postigos retilíneos. Sobre a empena esquerda, sineira com vão retilíneo. Fachada lateral esquerda cega. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras toscanas, pintadas de amarelo. Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço, rebocada e pintada, com as pedras de armas dos Coutinho e Lencastre, possuindo as paredes revestidas a azulejo polícromo. Retábulo de talha pintada, de planta reta e um eixo definido por colunas torsas e o terço inferior marcado, com nicho central de volta perfeita, ladeado por painéis; a estrutura remata em friso, cornija e frontão semicircular. Altar paralelepipédico.

Acessos

Em Mouriscas, na EN3

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, isolado, implatado num adro pavimentado a tijoleira, pontuado por oliveiras. Possui um chafariz, mesas e assadores para a realização de piqueniques e festas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1664 - construção da capela pelos Coutinho e Lencastre; feitura do retábulo-mor; 2001 - restauro da capela e do espaço anexo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutural em alvenaria, rebocada e pintada; retábulo e cobertura da nave de madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

CMAbrantes

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login