Império do Espírito Santo do Caminho do Concelho

IPA.00032761
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Praia da Vitória, Biscoitos
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Império de planta rectangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco e tendo despensa construída nas imediações. Apresenta a fachada principal rematada em frontão contracurvado sobreposto pela Coroa do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, correspondendo a porta entre janelas, estas tendo inferiormente almofadas côncavas, sendo os elementos estruturais e decorativos em argamassa, sublinhados por policromia bege ou em tijolo, de sabor popular. A fachada lateral direita é também estrutura por vãos semelhantes, mas em número de dois. Nas imediações possui despensa de planta retangular e fachada principal larga, evoluindo num piso, terminada em platibanda plena e rasgada por porta entre janelas.
Número IPA Antigo: PT071905020022
 
Registo visualizado 1761 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

IMPÉRIO de planta retangular simples, de cobertura homogénea em telhados de duas águas, rematada em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com frisos, cornijas, molduras dos vãos e elementos decorativos pintadas de tijolo e bege. Fachada principal virada a S., desenvolvida sobre soco que forma varanda, protegida por guarda em ferro fundido, ornado com motivos vegetalistas e com portão, precedido por escada em ferro; termina em frontão contracurvado, de topo truncado, coroado por coroa do Espírito Santo e com urnas laterais, sobre plintos paralelepipédicos, tendo o tímpano decorado por cartela de ângulos curvos inscrita com a data de 1872, envolvida por elementos fitomórficos enrolados. É rasgada por três vãos em arco abatido, sobre pilastras biseladas, as exteriores dispostas nos cunhais, correspondendo a porta entre duas janelas de peitoril, todos com bandeiras, de molduras pintadas de bege e pequenos frisos em tijolo; sob as janelas as pilastras assentam em falsos plintos, pintados de tijolo. O soco possui friso inferior e superior, bem como os ângulos pintados de tijolo. Fachada lateral direita terminada em cornija e rasgada num esquema semelhante ao da frontaria, mas apenas com duas janelas, com as pilastras assentes em falsos plintos pintados de tijolo, criando painéis brancos côncavos, sobre soco pintado de branco. Fachada posterior cega e terminada em empena. DESPENSA de planta retangular e massa simpes, com cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de branco, com faixa pintada de tijolo e terminadas em platianda plena. Fachada principal virada a S., com a platibanda seccionada por frisos pintados de bege, decorada por elementos relevados: pombas, alusivas ao Espírito Santo (centro), cartelas recortadas e bolo redondo, copo e jarro. É rasgada por três vãos de verga reta e molduras recortadas superiormente, pintadas de bege, correspondendo a portal central, sobreposto com cartela inscrita com a data de 1888, entre janelas de peitoril.

Acessos

Biscoitos, Caminho do Concelho (Estrada Nacional 1-1), Canada dos Frades

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado pela fachada lateral esquerda à Vivenda Loureiro, de cércea mais alta, formando frente de rua, com passeio separador, existindo viela estreita junto à fachada lateral direita. À fachada posterior adossa-se muro delimitador de propriedade, sendo o império circundado por escadas. Do outro lado da viela ergue-se a despensa do império, também adossada a construção mais alta. Nas imediações, ergue-se o Museu do Vinho a S., a Igreja Paroquial do Imaculado Coração de Maria (v. PT071905020021) a O..

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1872 - data inscrita no tímpano do império assinalando a sua construção; 1888 - data inscrita sobre o portal da despensa, assinalando a sua construção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada; frisos, cornijas e molduras dos vãos em argamassa, pintada; porta e caixilharia do império em madeira e da despensa em alumínio; vidro simples; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; DUARTE, Mário, OLIVEIRA, Álamo, Terceira A Ilha dos Impérios, Praia da Vitória, Blue, 2008; (http://www.inventario.iacultura.pt/terceira/praiavitoria), [consultado em 02-01-2012].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1999, depois - substituição da escada de madeira amovível por escada em ferro, também amovível.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Embora conhecido como "Império dos Biscoitos", não é o único império da freguesia.

Autor e Data

José A. Gavinha / Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login