Liceu Adriano Moreira / Escola Secundária Domingos Ramos

IPA.00032684
Cabo Verde, Ilha Santiago, Praia, Praia
 
Arquitetura educativa, do séc. 20. Planta em forma de L, desenvolvendo-se em dois pisos. O principal elemento do edifício é a presença de uma massiva torre, marcando e monumentalizando uma das duas entradas principais.
Número IPA Antigo: CV910601000033
 
Registo visualizado 265 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola  Liceu  Tipo Plano 1938

Descrição

Planta em forma de L, formado por dois blocos, desenvolvendo-se em dois pisos. O bloco de menores dimensões (voltado a SO.) apresenta na extremidade um pequeno corpo cujo tratamento de fachada é totalmente distinto do restante conjunto, não só ao nível dos materiais utilizados, mas também da própria linguagem, aproximando-se da Art Deco. Imediatamente abaixo da platibanda escalonada, presença de um relógio sob o qual surge a inscrição LICEU. Uma das duas entradas do edifício situa-se neste corpo, providenciando acesso ao átrio principal e ao auditório *2. O bloco maior (voltado a NO.) apresenta uma fachada simétrica, pontuada ao centro pela existência de uma massiva torre *3 com os cunhais em cantaria e telhado de quatro águas, que marca e monumentaliza a outra entrada, aí situada. Ampla existência de cantaria ao nível do embasamento, cunhais, molduras de janelas e platibanda. À exceção da cobertura da torre, o edifício apresenta um telhado de duas águas.

Acessos

Praça Domingos Ramos

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado. Localizado num terreno na extremidade nordeste da área conhecida como Plateau. Na placa central do largo junto ao edifício, localiza-se o Padrão de Comemorações Henriquinas *1

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: liceu

Utilização Actual

Educativa: escola secundária

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Luís Tavares de Melo (1956/1960)

Cronologia

1956/1960 - data da construção do edifício, segundo projeto do arquiteto Luís Tavares de Melo.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

MILHEIRO, Ana Vaz, Cabo Verde e Guiné-Bissau: itinerários pela arquitectura moderna luso-africana (1944-1974)

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Arquivo Histórico Ultramarino: Agência Geral do Ultramar

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 Da autoria de Severo Portela Júnior (1960); *2 Ana Vaz Milheiro considera que esta entrada parece pressupor um "uso não exclusivamente escolar". *3 - Embora a configuração e distribuição em planta não seja igual, este modelo de torre numa construção escolar reporta para duas obras do Gabinete de Urbanização do Ultramar, também da década de 1950: Escola Sarmento Rodrigues, no Huambo (v. AO910905000004) e Escola Industrial e Comercial de Luanda, atual Instituto Médio Industrial Makarenko (v. AO911103000019).

Autor e Data

Tiago Lourenço 2012 (projeto FCT PTDC/AURAQI/104964/2008 "Gabinetes Coloniais de Urbanização: Cultura e Prática Arquitectónica")

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login