Casa de Philippe Orengo / Casa Amarela / Casa Magessi / Casa na Praça D. Pedro V

IPA.00003242
Portugal, Portalegre, Castelo de Vide, São João Baptista
 
Casa unifamiliar barroca, de quatro pisos, com a cavalariça nas traseiras e sem a dignidade arquitectónica das entradas, escadarias e andar nobre que caracterizam as casas nobres dos Séc. 17 e 18. Molduras dos vãos da fachada, esculpidas em granito e em contínuo vertical; trabalhos em massa nos cunhais da fachada; pintura amarela da fachada; salas do 1º andar, do lado da fachada, com tectos em madeira pintada com florinhas e portas com aplicações; manjedouras e lojas da cavalariça em granito.
Número IPA Antigo: PT041205040014
 
Registo visualizado 398 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta composta, irregular, volumes articulados, massas dispostas na vertical, cobertura diferenciada em telhados, sendo a principal de duas águas. Fachada anterior virada a NE., pintada a amarelo, apresentando três registos de vãos: porta de entrada e janela no 1º, duas janelas no 2º e outras duas no 3º. Os vãos apresentam-se guarnecidos com molduras largas e esculpidas em granito, em contínuo vertical; cunhais pintados a vermelho escuro, sobressaindo em relevo e cromaticamente, os trabalhos em massa (bustos e motivos vegetalistas) que se encontram ao alto. Fachada posterior de quatro registos de vãos de disposição e formas irregulares e múltiplos beirais desalinhados. INTERIOR: Espaço diferenciado com 4 pisos mais o sótão: rés-do-chão com dois níveis, sendo mais alto o que dá para a fachada anterior, constituído por duas salas e uma saleta, escadas de acesso ao outro nível e ao 1º andar e um armazém para lenha; o outro nível tem cinco compartimentos, alguns abobadados e com cavalariça independente com entrada, manjedouras e lojas em cantaria; o 1º andar assenta nas traseiras do rés-do-chão e é constituído por quatro compartimentos; o segundo andar possui duas salas de maior nobreza que dão para a frontaria, com tectos de madeira pintada (florinhas e outros motivos vegetalistas) e portas com aplicações; uma zona intermédia de passagem separa as salas nobres de outras duas que lhes correspondem nas traseiras primitivas, havendo ainda mais seis compartimentos, sendo um deles uma cozinha; o 3º andar é constituído, a partir da frontaria, por duas salas que correspondem em tamanho às do andar nobre (1º andar), uma zona intermédia com quatro compartimentos e mais duas salas e uma cozinha nas traseiras; o sótão apresenta oito compartimentos.

Acessos

Praça D. Pedro V, n.º 11

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-EB/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012 / Incluído na Área Protegida da Serra de São Mamede (v. PT041214020015)

Enquadramento

Urbano, adossado. Integra o lado SO. da Praça D. Pedro V. Esta praça, de pavimento térreo, arborizada, possui na zona central um monumento com a estátua do referido rei e é ladeada por edifícios de interesse histórico-arquitectónico: Solar da família Torres do Séc. 17, Igreja de São João Baptista (v. PT041205040046), Igreja de Santa Maria da Devesa do Séc. 18 e os Paços do Concelho (v. PT041205020044); o tardoz do edifício dá para uma cortina da fortificação moderna com a espectacular paisagem da Serra da Penha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção; 1943, antes de - pertenceu à família Topete Mousinho; 1943 - pertencia a António Gouveia Botelho; 1972, 23 Fevereiro - proposta de classificação da casa pela Câmara Municipal de Castelo de Vide; 1975 - Despacho de abertura do processo de classificação pela Junta Nacional de Educação; 14 janeiro - Despacho de homologação da classificação como Imóvel de Interesse Público, pelo Secretário de Estado da Cultura e Educação Permanente; 2001, janeiro - Anúncio de concurso público para empreitada do arranjo urbanístico da Praça D. Pedro V, pela Câmara Municipal, publicado em Diário da República, 3ª série, nº 20; reconstrução do imóvel para adaptação a unidade de turismo de habitação; 2008, 30 dezembro - proposta da DRCAlentejo para o prosseguimento do processo de classificação; 2009, 29 outubro - parecer favorável do Conselho Consultivo do IGESPAR; 2011, 08 junho - proposta da DRCAlentejo com a fixação da Zona Especial de Proteção; 30 setembro - proposta da DRCAlentejo para a classificação como Monumento de Interesse Público; 2012, 15 outubro - publicação do projeto de decisão relativa à classificação do edifício e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção, em Anúncio n.º 13562/2012, DR, 2.ª série, n.º 199.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes, pisos de estrutura de madeira com grande caixa de ar entre os tectos e os pavimentos correspondentes.

Materiais

Molduras dos vãos da fachada: granito amarelado de grão fino; paredes: alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas; pavimentos de tijoleira e de soalho em estrutura de madeira; tectos de madeira ou de estuque.

Bibliografia

KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre, Lisboa, 1943.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; Propietário

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; Proprietário

Documentação Administrativa

Proprietário

Intervenção Realizada

2001 - obras de reconstrução e adpatação a unidade de turismo de habitação

Observações

Autor e Data

Domingos Bucho 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login