Igreja das Chagas / Igreja do Senhor dos Passos

IPA.00032401
Portugal, Évora, Viana do Alentejo, Aguiar
 
Igreja de planta poligonal composta por nave, torre sineira adossada, sacristia e capela-mor com cobertura em cúpula decorada no interior por pinturas murais; capela-mor revestida por pinturas figurando quadraturas, setecentistas, e figurativas, já dos inícios de oitocentos.
Número IPA Antigo: PT040713030032
 
Registo visualizado 141 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta poligonal composta por nave, torre sineira adossada, sacristia e capela-mor com cobertura em cupula com lanternim. Fachada principal a S., de dois corpos correspondentes à nave e torre sineira; corpo da nave de pano único com remate em empena decorada por aletas e fogaréus angulares; óculo axial e portal de mármore, de verga recta, adintelada sobre jambas; torre sineira com duas sineiras com cobertura em cúpula e pináculos piramidais nos ângulos. Fachada lateral O. de pano único, remate rect, rasgada por porta travessa de verga recta adintelada com molduras de mármore. INTERIOR: nave rectangular com cobertura em abóbada de meio canhão; coro com balaustrada de madeira. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras; capela-mor decorada por pinturas murais constituindo dois núcleos distintos: um de arquitecturas perspectivadas e outro com figurações do Calvário, Nossa Senhora da Piedade e medalhões florais que se prolonga pela cúpula da cobertura, octogonal. Na sacristia lavabo de marmore com arcanjo esculpido e frontão com cruz relevada, com o cronograma 1738.

Acessos

Protecção

Enquadramento

Descrição Complementar

IMAGINÁRIA: no altar-mor imagem de roca de Nossa Senhora, com vestes bordadas a ouro e prata; na banqueta, lateralmenteas imagens de São Pedro Apóstolo e de São Barnabé; sotoposto à mesa do altar-mor a imagem do Senhor Morto, em caixa envidraçada com entalhes dourados e fundo recoberto por ornatos pintados.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural) / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18 - data provável de construção; pinturas murais de quadraturas da capela-mor; séc. 19, início - pinturas murais figurativasda capela-mor.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora , Lisboa, 1978.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login