Casa da Boavista

IPA.00000324
Portugal, Braga, Celorico de Basto, União das freguesias de Veade, Gagos e Molares
 
Arquitectura residencial barroca. Solar de planta em U, com capela disposta em ângulo relativamente à frontaria, constituindo um dos mais marcantes exemplares do barroco da região.
Número IPA Antigo: PT010305220004
 
Registo visualizado 471 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

Fechada formando ângulo recto com a capela, desenvolve-se em 2 pisos. Portal armoriado, ressaltado por empena triangular, antecedida por escadaria de um lanço.

Acessos

Lugar do Outeiro

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª Série, nº 226 de 29 setembro 1977 *1

Enquadramento

Rural.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - A casa já existia embora os traços arquitectónicos a localizem no séc. 18. Manteve-se sempre na mesma família dos Teixeira de Carvalho Pinto de Mesquita passando por casamento aos Osório Aragão da casa das Mores de Lamego. Terá sido reconstruida, no século 18, por Manuel Luís Teixeira de Carvalho de Cunha de Mesquita, o qual recebeu carta de armas em 1791; 1992, janeiro - a casa sofre violento incêndio, que quase a destruíu por completo, bem como a capela; 2005 - incêndio florestal atinge parte da quinta da Boavista; o solar é colocado à venda; 2006, 07 novembro - Câmara Municipal declara em reunião que o empreendimento turístico Quinta da Boavista, que compreende além da casa, um centro de eventos, a construção de um estabelecimento hoteleiro e a construção de equipamento desportivo composto por um campo de futebol, dois campos de ténis e SPA, de interesse municipal; 2009, 17 fevereiro - em reunião de Câmara é aprovado, por unanimidade, a declaração que o mesmo empreendimento é de relevante interesse geral; 2014, 14 julho - Despacho n.º 9007/2014, DR, 2ª série, n.º 133 reconhece o interesse geral do empreendimento turístico da Quinta da Boavista e, consequentemente, determina o levantamento das proibições estabelecidas no Decreto-Lei n.º 327/90, de 22 de outubro, e Decreto-Lei n.º 55/2007, de 12 de março.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Embasamentos de granito, paramentos de alvenaria pavimentos de madeira; a parte da cobertura ainda existente é em telha sobre vigamento de madeira de castanho; molduras de portas e janelas em granito; revestimentos em reboco caiado.

Bibliografia

Azevedo, Carlos, Solares Portugueses, Lisboa, 1988.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Casa da Boavista, incluindo o jardim e os elementos decorativos que este contém.

Autor e Data

Isabel Sereno e Miguel Leão 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login