Mosteiro de São Bento de Avis

IPA.00003224
Portugal, Portalegre, Avis, Avis
 
Arquitectura religiosa, gótica, renascentista e barroca. A planimetria da igreja mantém ainda as características medievais; da construção gótica restam ainda algumas pedras brasonadas e o túmulo de Rodrigues Monteiro. Capela-mor renascentista. O resto do templo apresenta já uma feição barroca. Dado o comprimento da nave e a existência de contrafortes em empena nos muros laterais é de considerar a possibilidade de uma primitiva igreja de 3 naves que no periodo barroco foi transformada em igreja salão.
Número IPA Antigo: PT041203030005
 
Registo visualizado 1221 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino (casa-mãe)  Ordem Militar de São Bento de Avis

Descrição

Planta longitudinal, composta pela igreja, antiga residência dos Mestres da Ordem, claustro e sacristia a N., hospedaria, dormitório e pátio das cisternas a S.. IGREJA: de nave única, transepto, capela-mor e torres sineira e do relógio flanqueando a fachada; volumes articulados, massas dispostas na vertical. Fachada principal orientada, de pano único e dois registos sendo o inferior rasgado por portal arquitravado, com frontão quebrado, tendo ao centro o escudo real e a data de 1717 e sobreposto por grande janelão; remate do muro em varandim balaustrado coroado de coruchéu com cruz de ferro; à esquerda a torre quadrada, rasgada de janelões simples, com merlões chanfrados, corucheús em dois ângulos e cobertura piramidal. Fachada lateral N. contrafortada, rasgada por grandes janelões; nesse lado desenvolve-se o complexo conventual em ruínas, constituindo um perímetro rectangular definido pelo corpo da igreja e por duas alas de 2 registos rasgadas de janelões e portas, tendo várias construções adossadas. INTERIOR: 2 capelas laterais sendo a direita inteiramente revestida de azulejos polícromos, amarelos e azuis; dois altares colaterais; capela-mor com retábulo de talha; sacristia com abóbada artesoada assente em mísulas lavradas.

Acessos

Largo Cândido dos Reis / Rua Cerca do Convento. WGS84 (graus decimais) lat.: 39.056221; long.: -7.889008

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 37 450, DG, 1.ª série, n.º 129 de 16 junho 1949 *1

Enquadramento

Urbano. Abrindo para adro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja / Residencial: edifício / Devoluto

Propriedade

Pública: estatal / Privada: pessoas singulares ( habitações a N. e S. da Igreja )

Afectação

Ministério da Justiça, auto de cessão 03 de Novembro 1999 (espaço da antiga Hospedaria)

Época Construção

Séc. 15 / 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Baltazar Álvares (séc. 17).

Cronologia

Séc. 15 - trasladação do túmulo de Fernão Rodrigues Monteiro da antiga sacristia para o braço direito do transepto; séc. 16 - construção da nova sacristia; séc. 16 - 17 - ampliações a S. do Mosteiro incluindo o claustro e dormitório novo de São Lamberto; séc. 17, início - reconstrução da igreja por Baltasar Alvares; 1694, cerca - construção capela-mor; 1969 - estragos provocados pelo sismo; 1990, década de - desocupação por parte dos Bombeiros Voluntários de Avis e do Hospital da Misericórdia - centro de Dia, respectivamente, dos dois pisos da ala S. do claustro e da antiga Hospedaria; 2018, 05 maio - inauguração da Galeria Officina Mundi em dependências do Mosteiro.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada no paramento de muros e pintada a amarelo em cunhais e embasamento. Cantaria na moldura de vãos, frisos, cornijas e remates de muros.

Bibliografia

KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre, vol. I, Lisboa, 1940; COSTA, Maria Clara Pereira da, A Vila de Avis, cabeça da Comarca e da Ordem, Lisboa, 1982.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IGRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Intervenção Realizada

1984 / 1985 / 1986 - Obras de recuperação.

Observações

*1 - DOF...Conjunto do antigo Convento da Ordem de Avis.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login