Casa da Varanda do Grão-Prior / Palácio do Grã-Prior da Ordem de Malta

IPA.00003218
Portugal, Portalegre, Crato, União das freguesias de Crato e Mártires, Flor da Rosa e Vale do Peso
 
Arquitectura residencial, renascentista e maneirista. Estrutural e estilisticamente o eirado parece ser posterior à construção primitiva que se limitaria às arcadas.
Número IPA Antigo: PT041206020007
 
Registo visualizado 1038 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo  Sede de organização não governamental  Sede de organização religiosa  

Descrição

Planta rectangular, volume simples. Avançada em relação à fachada do edifício, loggia abobadada aberta nas ilhargas por arco único, abatido na do lado esquerdo e de volta perfeita no direito e descarregando, respectivamente, um no muro do edifício e em parte embebido por ele, o outro numa mísula; na frente é aberta por 3 arcadas de volta perfeita, decoradas nas enjuntas por óculos cegos, sustentando cornija arquitravada; esta é encimada por eirado corrido de varanda decorada alternadamente por pequenos colunelos inscritos em molduras quadrangulares reentrantes e por artesãos que nos ângulos são esculpidos em concha radiante e semiembebidos nos cunhais; estes, de 3 registos cada, são dispostos na diagonal e coroados por plintos cúbicos rematados por urnas.

Acessos

Junto dos Paços de Concelho, Praça da República. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,285235, long.: -7,645757

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 8/83, DR, 1.ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983 *1

Enquadramento

Urbano. Adossado a um edifício junto dos Paços do Concelho.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: sede de organização religiosa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - construção da loggia; 1940: os arcos já se encontravam entaipados e a cantaria encoberta de alvenaria rebocada a cal.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Cantaria de granito, tijolo e betão armado.

Bibliografia

SOUSA, Tude Martins de, Algumas Vilas, Igrejas e Castelos do Antigo Priorado do Crato in Arqueologia e História, vol. VIII, 1930; SUBTIL, Manuel, Antiga Vila do Crato in Brados do Alentejo, nº 159, 24 Setembro 1933; KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portalegre - Distrito de Portalegre, vol. I, Lisboa, 1940; ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DREMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

DGEMN: 1972 - demolição de alvenaria, tectos, abobadilhas e pavimentos das construções que obstruiam a varanda. Arranque e remoção das portas das paredes que entaipavam os arcos, modificação da escada que obstruia a varanda; construção de alvenaria de tijolo em arcos e abóbodas no interior da loggia. Construção de betão armado para consolidação e de massame e pavimento de granito na varanda e loggia. Fornecimento e assentamento de degraus de cantaria de granito, guarda em cantaria de granito moldurada para completar elemento da varanda; 1995 - obras de conservação.

Observações

*1 - DOF: Varanda do Grã-prior. A varanda fazia parte do palácio - residencia dos antigos priores do Crato, hoje completamente alterado. De referir que ALMEIDA considera o monumento de finais do séc. XV, o que não se coaduna porém com o seu estilo.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login