Capela de São Roque

IPA.00000032
Portugal, Braga, Esposende, Forjães
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela barroca com planta longitudinal de uma só nave, fachada principal em empena com portal de arco quebrado.
Número IPA Antigo: PT010306080014
 
Registo visualizado 226 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangulares e sacristia rectangular adossada à esquerda. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e uma águas. Fachadas percorridas por embasamento avançado e cornija, com pilastras nos cunhais encimados por pináculos. Fachada principal rematada por cruz sobre acrotério na empena, com portal de verga curva, assente em pilastras com aletas, encimado por frontão de lanços quebrado, ladeado por duas janelas rectangulares de verga curva e encimado por óculo octogonal. Alçados laterais rasgados por dois janelões na capela-mor e porta e janela na nave do lado direito, com sineira em arco de volta perfeita sobre a cornija. Coro-alto assente em mísulas de granito, com balaustrada em madeira e sub-coro com pia de água benta à direita; No lado do Evangelho um púlpito quadrado com base de pedra sobre mísula e guardas de madeira com talha policroma e a inscrição "ANNO DE 1760" numa cartela, e no lado da Epístola e pia de água benta, junto à porta; Pavimento em tijoleira e tecto de perfil curvo, em estuque, assente em cornija de pedra. Arco triunfal de arco pleno sobre pilastras, capela-mor iluminada por dois janelões rectangulares e porta de acesso à sacristia à esquerda. Altar-mor sobre estrado de pedra a que se acede por três degraus, com retábulo de talha branca e dourada com trono eucarístico ao centro. A mesa do altar ostenta as imagens do padroeiro ladeado por São Vicente e Santo Amaro. Pavimento em tijoleira e tecto de perfil curvo, de estuque assente em cornija de granito. Sacristia com porta e janela para iluminação, com escada de madeira de acesso ao púlpito e ao coro-alto, possui uma pia baptismal octogonal com tampa de madeira entalhada.

Acessos

Lugar de São Roque, Lugar do Cerqueiral, Largo da Feira

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, situa-se no limite NO de uma extensa plataforma, arborizada com castanheiros, onde se realiza quinzenalmente a feira, delimitada por um robusto muro da Quinta de Curvos e por habitações e quintais. Possui um adro murado e empedrado, com acesso de S. por escadas. Serve de miradouro sobre a fértil Agra de Pias.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 14, finais - segundo a lenda, a localidade foi atingida por um grande surto de peste, tendo recorrido à protecção de S. Roque; 1600 - Manuel Velho institui uma capela em honra de S. Roque; séc. 18 - construção da actual capela; 1760 - edificação do púlpito; 1871 - remodelação da capela; 1872 - construção de paredão de segurança e delimitação do adro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura, base do púlpito e pias em granito, pavimentos de tijoleira, tectos em estuque, portas, janelas, balaustradas, escadas e altar-mor em madeira, ferro nas grades das janelas.

Bibliografia

MESQUITA, Dídimo, Monografia de Forjães, 1972, pp. 16 - 18; MACHADO, Manuel Ayres Falcão, Esposende: Monografia do Concelho, Esposende, 1951; VvAa, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976, p. 273; VvAa, Esposende - A Terra e o Homem, Paços de Ferreira, 1998, p. 80.

Documentação Gráfica

DGEMN, DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Comissão Fabriqueira: 1988 - reconstrução da capela que se encontrava em avançado estado de ruína; 1990 - substituição da porta da entrada principal.

Observações

Autor e Data

João Santos / António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login