Solar da Quinta do Barão / Quinta da Lapa

IPA.00003195
Portugal, Lisboa, Cascais, União das freguesias de Carcavelos e Parede
 
Arquitectura agrícola. barroca e rococó. Quinta.
Número IPA Antigo: PT031105020029
 
Registo visualizado 837 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Quinta    

Descrição

Trata-se de um edifício de planta rectangular, de 2 / 3 pisos e pequena torre quadrangular, detentor de volumetria bastante irregular, pela existência de múltiplos corpos a diferentes alturas. Adossada à fachada S. uma escadaria de duplo lanço permite o acesso ao 2º piso, com patamar coberto por alpendre apoiado em 4 colunas de cantaria, onde se situa a porta principal, aberta (tal como as 2 janelas de peito que a ladeiam) em muro inteiramente revestido a azulejos setecentistas azuis e brancos. Sob este alpendre, ao nível do piso térreo, e nos muros de suporte da escada, observa-se um revestimento azulejar de painéis historiados, ostentando as efígies dos fundadores da quinta e emolduramentos polícromos rocaille. O edifício é circundado por um extenso jardim. No interior merecem menção os lambris de azulejos setecentistas que se observam em algumas salas. A capela ostenta igualmente um significativo revestimento azulejar de temática sacra (figurações dos santos padroeiros dos fundadores da quinta). A O. da casa situa-se a área reservada à vinha e no extremo a adega; a S. uma pequena área de terreno baldio; a N. os escritórios, bem como as cavalariças.

Acessos

Avenida de D. José I (antiga EN11). WGS84 (graus decimais) lat.: 38,694325, long.: -9,329650

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B. n.º 42 de 19 fevereiro 2002 / ZEP, Portaria n.º 402/2010, DR, 2.ª série, n.º 114 de 15 junho 2010

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por muros. A propriedade forma um extenso polígono irregular completamente murado, em cujo interior, parcialmente oculta pela vegetação, se situa a casa da quinta.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Agrícola e florestal: quinta

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Jacinto Isidoro de Sousa (1770, atr.)

Cronologia

1770 - o arquitecto Jacinto Isidoro de Sousa procede à aquisição de terrenos e à edificação da casa da quinta; 1794 - Joaquina Teodora de Sousa, viúva de Jacinto Isidoro de Sousa, vende a propriedade a José de Almeida Vasconcelos Soveral de Carvalho da Maia Soares de Albergaria, 1º barão de Moçâmedes e 1º visconde da Lapa e, nesta data, governador da praça de Cascais, que procede à plantação das vinhas e inicia a exploração vinícola da propriedade; a propriedade fica então igualmente conhecida pela designação de Quinta da Lapa; por morte do barão e visconde (ocorrida depois de 1805), a propriedade passa para o seu filho segundogénito, Manuel de Almeida Vasconcelos Soveral de Carvalho da Maia Soares de Albergaria, 2º barão de Moçâmedes, 2º visconde e 1º conde da Lapa; 1832 - por morte do conde, ocorrida neste ano, herda a propriedade o seu filho único Manuel Francisco das Misericórdias Manuel de Almeida Vasconcelos Soveral de Carvalho da Maia Soares de Albergaria; séc. 19, meado - após os danos causados pela filoxera procede-se à replantação da vinha, constroem-se 8 lagares e restaura-se a adega; 1868 - a casa era habitada sazonalmente pela família dos condes da Lapa; 1915 - aquisição da quinta por Baltasar Freire Cabral, da família dos condes de Cabral, a D. Luísa de Almeida Vasconcelos, herdeira dos condes da Lapa; a quinta passa para os filhos de Baltasar Freire Cabral, Francisco e José Cabral, atravessando a propriedade agrícola uma fase de declínio; Década de 80 - a quinta é propriedade de Raul Ferreira & Filho, Lda.; 1987 - apresentação à Câmara Municipal de Cascais, de um projecto de loteamento dos terrenos da quinta pelos seus proprietários; 1992 - discussão pública do estudo de impacto ambiental sobre o projecto da Junta Autónoma das Estradas de ligação entre a autoestrada A5 e a Estrada Marginal, implicando o atravessamento da propriedade; 1998, 13 abril - proposta de classificação da CMCascais; 1990, 09 maio - parecer favorável à classificação como Imóvel de Interesse Público, pelo Conselho Consultivo do IPPAR, que dá um parecer sobre a definição da Zona Especial de Proteção; 16 maio - Despacho de homologação da classificação do Secretário de Estado da Cultura e fixação da Zona Especial de Proteção; 1997, 08 janeiro - nova proposta de Zona Especial de Proteção pela DRLisboa; 19 novembro - Despacho de homologação da Zona Especial de Proteção pelo Ministro da Cultura; 2007, 27 março - proposta de reformulação da Zona Especial de Proteção pela DRLisboa; 16 maio - parecer favorável do parecer do Conselho Consultivo do IPPAR; 2008, 28 janeiro - Despacho de homologação da nova Zona Especial de Proteção pela Ministra da Cultura.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque pintado, azulejos.

Bibliografia

LENCASTRE, D. José Coutinho de, Passeio de Lisboa a Cascais, Lisboa, 1868; LEAL, Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Vol. II, Lisboa, 1874; COSTA, Américo, Dicionário Corográfico de Portugal Continental e Insular, Vol. IX, Lisboa, 1947; SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no Século XVIII, Lisboa, 1979; STOOP, Anne De, Quintas e Palácios nos Arredores de Lisboa, Barcelos, 1986; DIAS, Rodrigo A. R., A Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal. Oeiras, Oeiras, 1987; Quinta do Barão Constitui Menor Região Demarcada, in Primeiro de Janeiro, Porto, 24.08.1987; Urbanização Ameaça Vinho de Carcavelos. Dizem Vereadores do P.C.P. de Cascais, in Diário de Notícias, Lisboa, 15.10.1987; SILVA, Raquel Henriques da, A Arquitectura de Veraneio em S. João do Estoril, Parede e Carcavelos - 1830-1930, in Arquivo de Cascais, nº 7, Cascais, 1988; MORAIS, Prazeres do Céu, O Vinho de Carcavelos. Abordagem Histórico-Geográfica, in Arquivo de Cascais, nº 9, Cascais, 1990; PRUDÊNCIO, Isabel Maria, Carcavelos. Uma Abordagem Antropológica do Espaço Vivido, Cascais, 1992; PALMA, Adolfo, Carcavelos Sem Vinho Nem Feira, in Público, Lisboa, 21.09.1992

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1- DOF:..conjunto constituído pelo solar, jardins e adega.

Autor e Data

Paula Noé 1990 / Teresa Vale e Carlos Gomes 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login