Casa na Rua Alfredo Caldeira

IPA.00031640
Portugal, Lisboa, Loures, União das freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal
 
Casa unifamiliar setecentista de planta rectangular simples, de volume único e evoluindo em dois pisos, rasgados regularmente por janelas rectilíneas com molduras simples em cantaria.
Número IPA Antigo: PT031107140198
 
Registo visualizado 1412 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular simples e regular de volume único e cobertura homogénea em telhado de quatro águas, rematado em beirada dupla. Estrutura em alvenaria de pedra, com as fachadas rebocadas e pintadas de branco. A fachada principal voltada a S. tem, no piso térreo, duas portas com molduras de cantaria salientes em calcário, encontrando-se uma delas parcialmente entaipada e transformada em janela de peito. O piso superior possui três janelas de peito e uma janela de sacada protegida por guarda vazada em ferro forjado, com bacia em cantaria trabalhada, ao nível do espelho, sendo todas elas emolduradas a calcário. No extremo O desenvolve-se escadaria de um só lance, com degraus em calcário, e guarda plena em alvenaria rematada por capeamento de calcário para acesso a vão de porta do piso superior rasgado na fachada O. No lado direito, desenvolve-se um corpo de piso único, rasgado por três vãos rectilíneos com molduras em cantaria, correspondendo a porta central e duas janelas de peitoril.

Acessos

Aldeia de Pintéus; Rua Alfredo Caldeira. WGS84 (graus decimais) lat.: 38.869435, long.: -9.150710

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano e rural, no aglomerado de Pintéus (v. PT031107140200), junto à entrada E., no exterior do núcleo original. Casa isolada, implantada obliquamente à Rua Alfredo Caldeira, encontrando-se em posição sobrelevada relativamente a esta. É envolvida por áreas agricultadas a N., a S. e a O. A E., confina com instalações de apoio à actividade agrícola, implantadas no alinhamento do edifício principal. Abre para um terreiro ao qual se acede por caminho particular, em terra batida.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - provável construção do edifício; séc. 20 - remodelação do edifício; 1994, 14 Julho - o imóvel surge incluído no levantamento do PCC, publicado em RCM 54/94, DR 161, 1.ª série-B; 2001, 08 Outubro - o imóvel surge incluído no levantamento do património cultural construído do Concelho de Loures de 1988, anexo ao regulamento do PDM de Loures, RCM149/2001, DR 233 1.ª Série-B, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Paredes em alvenaria de pedra; modinaturas e escadas exteriores em cantaria de calcário; guarda da varanda em ferro forjado; portas e janelas em madeira; portadas interiores em madeira; os vidros são simples: cobertura em telha.

Bibliografia

Câmara Municipal de Loures, Património Cultural Construído, Loures, Câmara Municipal de Loures, 1988.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

CMLoures: arquivo Divisão Planeamento Urbanístico

Documentação Administrativa

Nada a assinalar

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2010 - obras de conservação geral.

Observações

Autor e Data

Fernanda Ferreira, Frederico Pinto, Manuel Villaverde (CMLoures) 2011 (no âmbito da parceria IHRU / CMLoures)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login