Fábrica de Cimento Maceira-Liz / Empresa de Cimentos de Leiria, Ld. / SECIL - Companhia Geral de Cal e Cimento, S.A.

IPA.00031555
Portugal, Leiria, Leiria, Maceira
 
Arquitectura industrial, do séc. 20. Fábrica em betão, de linhas funcionais e utilizando materiais produzidos por esta empresa. Inserida no universo das principais indústrias cimenteiras - a fábrica da Maceira - Liz vem colmatar o défice de produção deste produto existente em Portugal e introduz uma inovação tecnológica ao fabricar o cimento Portland artificial por fornos rotativos. Contrariamente à maioria das fábricas esta produção depende da proximidade das matérias-primas, justifica-se assim a escolha de um lugar ermo para implantar uma das principais unidades industriais do país. (IGESPAR, Deolinda Folgado, 2002).
Número IPA Antigo: PT021009130221
 
Registo visualizado 256 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Fábrica  Fábrica de cimento  

Descrição

Das múltiplas construções que formam este conjunto industrial destaca-se o edifício nº 7 da moagem de cimento. Utilizando exclusivamente o betão, nas suas diversas soluções, este corpo paralelepipédico cumpre rigorosamente objectivos funcionais. A exigência de um vão interno livre de pilares para a colocação de maquinaria remeteu para soluções baseadas em pórticos de betão armado, ligados entre si por vigas (betão armado) onde se apoiam as paredes das fachadas compostas por duas maciças lajes (betão armado) que por sua vez também foram utilizadas para a cobertura deste corpo. A libertação de um fino pó de cimento nas operações de moagem é reconhecível no desenho das fachadas através da utilização de persianas em betão, constituindo assim um verdadeiro sistema de ventilação. (IGESPAR, Deolinda Folgado, 2002)

Acessos

Em Maceira

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Peri-urbano, isolado. Localiza-se na fronteira do lugar de Maceira Liz, para NO., sendo um conjunto composto por inúmeras construções, tendo na sua proximidade as pedreiras para extracção da matéria prima.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: fábrica

Utilização Actual

Extração, produção e transformação: fábrica

Propriedade

Privada: essoa coletiva

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1923 - é inaugurada a fábrica de cimento Maceira-Liz, de moagem de cimento.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

AA.VV., Arquitectura Moderna Portuguesa 1920-1970. Um Património a Conhecer e Salvaguardar, Lisboa, 2004; "A "Casa do Pessoal" da empresa de cimentos de Leiria", in Indústria Portuguesa, s.l., 1930; Empresa de Cimentos de Leiria, Leiria, 1960; OLIVEIRA, Gil Braz de, A indústria Portuguesa de cimento, 2ª edição, 2 vol., Lisboa, 1999; SILVA, Agostinho Ferreira, Maceira-Liz, a futura cidade", in Panorama, ano I, nº 9, Lisboa, 1942;http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/6854417/ [consulta em 11-06-2011].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IGESPAR

Documentação Administrativa

IGESPAR

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Cecília Matias 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login