Edifício na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, n.º 206 / Edifício Poças

IPA.00031546
Portugal, Bragança, Bragança, União das freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo
 
Edifício residencial multifamiliar do séc. 20, de planta rectangular, com fachada principal de três pisos, terminada em cornija e rasgada por vãos rectilíneos, sobre o qual se desenvolve um outro piso, sensivelmente recuado, formando varanda coberta por alpendre e com água-furtada.
Número IPA Antigo: PT010402450392
 
Registo visualizado 438 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial  

Descrição

Planta rectangular, de massa simples e cobertura em telhado de duas águas, rematadas em beirada simples, integrando água-furtada, também com telhado de duas águas. Fachada principal virada a S., delimitada por falsas pilastras de massa, pintadas de branco. Possui três pisos revestidos, o térreo revestido a cantaria de granito, os dois seguintes a pastilhas cerâmicas monocromas beges, desenvolvendo-se sobre o remate em cornija um quarto piso, sensivelmente recuado, revestido a placas cerâmicas bordeaux, formando varanda, protegida por alpendre de madeira assente em colunelos de ferro, e com elementos volutados no topo e protegida por guarda em ferro. No piso térreo abrem-se dois portais laterais, o esquerdo de acesso aos pisos superiores e o direito ao estabelecimento comercial, e ampla montra, seccionada. No segundo piso rasgam-se duas janelas de sacada corrida com guarda em ferro, ladeadas por duas janelas de peitoril com molduras formando brincos rectos; no terceiro abrem-se janelas de peitoril semelhantes, centrando cartela com a inscrição CH e 1917. No quarto piso abrem-se duas portas-janelas entre janelas de peitoril, com molduras pintadas de branco. A água-furtada, pintada em tons avermelhados, termina em empena com aba corrida, com pináculos de madeira nos ângulos e centro e é rasgada por duas janelas de peitoril. Fachadas laterais das águas-furtadas revestidas a placas de xisto.

Acessos

Rua dos Combatentes da Grande Guerra (antiga Rua Direita), n.º 206

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueado por edifícios de cércea mais baixa, formando frente de rua, integrado no primeiro quarteirão do arruamento que, desenvolvendo-se a partir da Praça da Sé, conduz ao Largo da Igreja de São Vicente (v. PT010402420086) e depois até ao Castelo (v. PT010402420003). Possui frontalmente passeio separador delimitado por pináculos metálicos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício mresidencial

Utilização Actual

Comercial e turística: residencial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1917 - data inscrita numa cartela da fachada principal assinalando a construção do edifício.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria; pastilhas e placas cerâmicas; friso, cornija e molduras dos vãos em cantaria de granito; portas, caixilharia e portadas interiores em madeira; vidros simples; guarda em ferro; algerozes metálicos; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login