Mercado Municipal de Santa Cruz

IPA.00031143
Portugal, Ilha da Madeira (Madeira), Santa Cruz, Santa Cruz
 
Arquitectura comercial, do séc. 20. Mercado de planta rectangular construído na segunda metade do século.
Número IPA Antigo: PT062209050031
 
Registo visualizado 780 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial  Mercado    

Descrição

Planta rectangular, de massa simples. Fachadas de um piso, rebocadas e pintadas de bege e faixa a verde, rasgadas, ao centro, por amplo vão rectilíneo. Uma das fachadas mais largas, possui o terço superior decorado por grelhagens e o portal, protegido por pala, ladeado por painéis cerâmicos policromos, de composição figurativa, encimados por janelas quadrangulares. Na fachada lateral, o portal é precedido por escada de dois braços, com guarda em ferro. INTERIOR com as paredes percorridas por alto lambril de azulejos monocromos, por vezes formando quadrícula.

Acessos

Rua da Praia

Protecção

Enquadramento

Urbano, isolado, na marginal junto ao mar, adaptado ao declive suave do terreno, possuindo em frente de uma das fachadas jardim, com pavimento em calçada à portuguesa, com canteiros arelvados e pontuados de palmeiras.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial: mercado

Utilização Actual

Comercial: mercado

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Luís Conceição Teixeira (1962). CERAMISTA: António Aragão (1962). EMPREITEIRO: António Pinto Correia (1962).

Cronologia

1853, 16 Abril - deliberação da Câmara Municipal de Santa Cruz impondo que a venda de peixe se processasse apenas num edifício construído para esse fim - a Praça do Peixe; com os anos o edifício da Praça do Peixe deixou de dar resposta às novas necessidades e de garantir as condições mínimas de higiene e salubridade; 1955, depois - durante o mandato do presidente da Câmara, o Dr. João Militão Rodrigues, foi lançado o concurso para a construção de um novo edifício, que albergasse a função de mercado agrícola e a de praça de peixe; o novo edifício, com projecto do arquitecto Luís Conceição Teixeira, foi construído no mesmo local onde anteriormente existia a antiga praça do peixe, junto ao ribeiro da calçada, pelo empreiteiro António Pinto Correia; 1962, 20 Junho - cerimónia de inauguração do mercado, com a presença do então presidente da República; os painéis cerâmicos policromos são da autoria de António Aragão; 1980, década - durante esta década, o mercado de Santa Cruz atingiu alguma popularidade, chegando a fazer parte de alguns programas transmitidos nas estações de rádio.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Bibliografia

, 2 Maio 2010.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login