Capela de Ferrel / Capela de Nossa Senhora da Guia

IPA.00003097
Portugal, Leiria, Peniche, Ferrel
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Capela paroquial de planta longitudinal composta, nave e capela-mor abobadadas.
Número IPA Antigo: PT031014060011
 
Registo visualizado 400 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta pelos rectângulos da nave e capela-mor, de menores proporções, a que se adossa a sacristia e corpo anexo, de planta rectangular, a N., um outro corpo rectangular a S. e um anexo no seu enfiamento. Volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhados de 1 e 2 águas. Fachada principal orientada, terminada em empena contracurvada, com pináculos nos acrotérios e cruz no vértice, rasgada por porta e janela molduradas de vão rectangular; a S. a fachada do anexo, com sineira e o acesso ao quintal em corpo saliente. INTERIOR de espaço diferenciado, de nave única com falsa abóbada de berço rebaixada em madeira, iluminada pelo portal e janela sobreposta, com coro-alto e púlpito em madeira, assente em bacia; arco triunfal de meio ponto sobre pilastras toscanas dando acesso à capela-mor com cobertura em abobada de berço, caleada. Porta da sacristia moldurada com lacrimais nas jambas. O retábulo do altar-mor e 2 altares colaterais em talha dourada nacional; tecto da capela-mor pintado com as iniciais marianas coroadas ao centro de cartela; arco triunfal e cantarias da porta da sacristia pintadas. CRUZEIRO simples em cantaria assente em pedestal sobre soco de 3 degraus reentrantes; inscrição - " Pelas almas Padre Nosso Ave Maria 1680 ".

Acessos

Largo de Nossa Senhora da Guia

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 de novembro 1993 *1

Enquadramento

Urbano. Isolado. Implantação harmónica, na confluência de várias ruas, deitando a fachada principal para um adro, com cruzeiro, a cabeceira para um quintal murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17, finais - época provável de construção; 1680 - construção do cruzeiro, segundo data aí assinalada; séc. 18, meados - construção da sacristia; 1893 - restauro do cruzeiro, segundo inscrição; 1889 - data inscrita no fecho do arco triunfal, assinalando possível restauro; 1983 - determinada a classificação do conjunto da capela, incluindo o adro definido pelos muros de suporte de terras, o cruzeiro e jardim posterior; 1985 - pedido de uma visita de inspecção à Igreja, pelo IPPC, por esta se encontrar em degradação, segundo informação da Câmara Municipal de Peniche.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria de pedra rebocada, cantaria, lajedo, madeira, vidro, telha cerâmica, chapa zincada (sobre anexo do quintal).

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71807 [consultado em 20 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

DGEMN: DRMLisboa

Documentação Fotográfica

DGEMN: DRMLisboa, DSID

Documentação Administrativa

DGEMN: DRMLisboa, DSID

Intervenção Realizada

DGEMN:1989 - Proposta de Obras de Beneficiação e Conservação: picagem de rebocos e caiação, interiores e exteriores; demolição do coro em madeira; demolição do pavimento em madeira e colocação de tijoleira cerâmica; reparações e pintura de portas e caixilhos de madeira; pintura de tectos de madeira; preparação para a instalação eléctrica.

Observações

*1: DOF: incluíndo o adro definido pelos muros de suporte de terras, o cruzeiro e o jardim posterior.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

Cecília Matias 2006
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login