Casa e Quinta do Bonjardim

IPA.00003025
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Queluz e Belas
 
Arquitectura residencial, barroca. Casa nobre rural
Número IPA Antigo: PT031111040076
 
Registo visualizado 550 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Quinta    

Descrição

Propriedade de forma irregular, localizando-se no seu ponto mais elevado, a O., a casa. De planta em H, o edifício apresenta volumetria constituída por paralelipípedos justapostos, sendo a cobertura efectuada por telhados diferenciados, a 2 e a 3 águas. O alçado principal (S.), desenvolvido em 2 pisos, apresenta-se constituído por 3 corpos, sendo os extremos avançados relativamente ao central e definindo diante deste uma plataforma à qual se acede por 7 degraus. Lateralmente delimitados por cunhais de cantaria encimedos por pináculos, estes corpos são animados sobretudo pelo rasgamento de portas ao nível do piso térreo e de janelas de sacada no andar nobre. A organização interna do edifício é caracterizada pelas 2 alas: a ala O. (onde se inclui a capela e alguns compartimentos de serviço) e a ala E. (compreendendo um conjunto de compartimentos de aparato), articuladas pelo núcleo central, constituído pela Casa de Entrada (vestíbulo rectangular) e por algumas dependências secundárias e de circulação intercaladas pelos pátios. No 1º andar, as principais dependências localizam-se nas 2 alas e no módulo central do alçado S.. Alguns compartimentos merecem menção pela componente decorativa que ostentam, constituída essencialmente por lambris de azulejos (Casa de Entrada, Casa de Jantar, Sala dos Painéis), tecto de masseira (Sala dos Painéis) ou com ornamentação em estuque (Casa de Jantar Grande). Compartimento excepcional, a Capela, de planta rectangular coberta por tecto em 3 planos e dotada de tribuna aberta no muro N., apresenta-se integralmente revestida com painéis de azulejos monócromos figurando cenas da Paixão de Cristo, culminando o programa iconográfico num grupo escultórico da Crucificação colocado no altar-mor. A partir do alçado E. da casa desenvolvem-se os jardins, organizados em 2 níveis, tendo no plano superior um tanque e, no plano inferior, uma placa relvada cruzada por percursos ortogonais em cujo ponto de intersecção se localiza um pequeno tanque circular. Na zona S. dos jardins, rodeada de algumas espécies vegetais notáveis (designadamente plátanos, pinheiros e freixos), reconhece-se a pequena capela de São José, de volumetria sensivelmente cúbica, coberta por telhado a 4 águas.

Acessos

EN 250, Serra da Carregueira, Lugar de Venda Sêca. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,790248; long.: -9,264624

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª Série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Rural, destacada, isolada por muros, localiza-se em encosta virada a E., sendo atravessada de N. a S., sensivelmente no seu eixo, pela ribeira do Jamor.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR de AZULEJO: Policarpo de Oliveira Bernardes (atr., 1720 - 1730)

Cronologia

1587 - aquisição da propriedade provavelmente por Diogo de Sousa; 1712 - a capela do Bom Jesus (integrada na propriedade, pertença então de D. Tomé de Sousa, conde de Redondo) é alvo de uma romaria muito concorrida; c. 1720 / 1730 - campanha de enriquecimento artístico da capela, designadamente através da aplicação de painéis de azulejos historiados tendo por temática a Paixão de Cristo, atribuídos a Policarpo de Oliveira Bernardes; Séc. 19, 1ª metade - a quinta, propriedade dos condes de Redondo, conhece significativa animação, tendo lugar na capela vários concertos de música sacra e revelando-se o 14º conde de Redondo e 2º marquês de Borba, D. Fernando Maria de Sousa Coutinho Castelo Branco e Meneses (1776 - 1834) - bem como seu filho, o 15º conde e 3º marquês (D. José Luís de Sousa Coutinho Castelo Branco e Meneses, 1797 - 1863) -, um verdadeiro mecenas pelo que na quinta são recebidos numerosos artistas, designadamente pintores (Pedro Alexandrino, Francisco Vieira Lusitano, Domingos António Sequeira), compositores (Marcos Portugal, Leal Moreira), o organista Fr. José Marques, o cantor José-Marie Sabater, etc.; 1888 - o 1º jogo de futebol realizado em Portugal tem lugar no pátio da quinta entre os filhos do conde de Redondo e jovens elementos da família Pinto Basto (proprietários da vizinha quinta da Fronteireira)

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, estuque pintado, madeira dourada e pintada, azulejos (sécs. 16 e 18)

Bibliografia

COSTA, Pe. António Carvalho da, Corografia Portugueza e Descripçam Topográfica do Famoso Reyno de Portugal, Vol. III, Lisboa, 1712; MACHADO, Cyrillo Wolkmar, Colecção de Memórias, Lisboa, 1823; RACZYNSKI, Athanasy, Les Arts en Portugal, Paris, 1847; BARBOSA, Inácio Vilhena, Fragmentos de um Roteiro de Lisboa (Inédito), in Annuario do Archivo Pittoresco, Vol. VI, Lisboa, 1863; PROENÇA, Raul, (dir. de), Guia de Portugal, Vol. I, Lisboa, 1924; ZÚQUETE, A. E. Martins, Nobreza de Portugal, Vols. II e III, Lisboa, 1967; SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no Século XVIII, Lisboa, 1979; CARITA, Hélder, Elementos para uma História dos Jardins em Portugal, in Casa Viva, Nº 71, Jul. 1980; ALMEIDA, Maria Isabel, ANTUNES, Almerinda Rosa, A Arte em Belas dos Séculos XVIII e XIX, Lisboa, 1981 (texto policopiado); STOOP, Anne De, Quintas e Palácios nos Arredores de Lisboa, Porto, 1986; CARITA, Hélder, CARDOSO, Homem, Tratado da Grandeza dos Jardins em Portugal, Lisboa, 1987; SERRÃO, Vítor, Sintra, Lisboa, 1989; PEREIRA, Paulo, (dir. de), História da Arte Portuguesa, Vol. III, Lisboa, 1995

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login