Núcleo de Arte Rupestre de Vale de Moinhos

IPA.00003011
Portugal, Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Foz Côa
 
Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre paleolítica ar ar livre. Gravuras incisas de motivos zoomórficos naturalistas. Gravuras apenas incisas ( CNART, 1999 ).
Número IPA Antigo: PT010914170036
 
Registo visualizado 90 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Arte rupestre      

Descrição

Constituído por duas rochas que serviram de suporte àgravaçao de motivos filiformes. Na margem esq. da ribeira situa-se um painel vertical em xisto apresentando como motivo central um equídeo. Na outra rocha que ostenta gravações, na margem dir., foram identificadas diversas representações zoomórficas ( CNART, 1999 ).

Acessos

EN 222 ( Vila Nova de Foz Côa - Castelo Melhor ), sem caminho directo. Acesso difícil e condicionado. GAUSS: M-286.2, P-445.5, Fl.141

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 32/97, DR, 1ª série - B, n.º 150 de 2 de julho de 1997 / Incluído no Conjunto dos núcleos de arte rupestre do Vale do Côa (v. PT010914170042)

Enquadramento

Ribeira tributária do rio Côa, na sua margem esquerda, próximo da embocadura no Douro. As duas rochas gravadas erguem-se junto à foz da ribeira situando-se uma delas na margem esquerda e a outra na margem fronteira do mesmo curso de água. A influência da albufeira do Pocinho faz-se sentir e na proximidade, para montante, avultam as feridas nas vertentes provocadas pelas obras que conduziriam à construção da barragem de aproveitamento hidroeléctrico do rio Côa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular *1

Afectação

Época Construção

Paleolítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Paleolítico Superior - gravação de motivos incisos zoomórficos naturalistas; 1990, década - núcleo inventariado pelo Centro Nacional de Arte Rupestre; 2010, 15 novembro - Proposta da DRCNorte para redefinição de alguns núcleos classificados, clarificação dos limites de outros e ampliação da classificação, passando a abranger os oito núcleos em vias de classificação; 2012, 26 setembro - publicação do projeto de decisão relativo à alteração da classificação do conjunto dos Sítios Arqueológicos em Anúncio n.º 1347/2012, DR, 2.ª série, n.º 187.

Dados Técnicos

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

CARVALHO, António Faustino de; ZILHÃO, João; AUBRY, Thierry, Vale do Côa. Arte Rupestre e Pré-História, Lisboa, 1996; ZILHÃO, João ( Coord. ), Arte rupestre e pré-história do vale do Côa. Trabalhos de 1995-1996, Lisboa, 1997; BAPTISTA, António Martinho, A Arte dos caçadores paleolíticos do vale do Côa, Vila Nova de Foz Côa, 1999 ( no prelo ); CNART ( Centro Nacional de Arte Rupestre ), Inventário da arte rupestre do Vale do Côa, 1999 ( informatizado, não publicado ); http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/16004552 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

CNART

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CNART; Imagens gentilmente cedidas pelo Centro Nacional de Arte Rupestre

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O Parque Arqueológico Vale do Côa encontra-se em fase de preparação ou negociação da aquisição dos terrenos correspondendo aos núcleos de gravuras rupestres. *2 - Não é possível determinar por não ter sido ainda objecto de estudo.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login