Núcleo de Arte Rupestre do Vale de José Esteves

IPA.00003006
Portugal, Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Foz Côa
 
Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre da Época do Ferro. Gravuras incisas de motivos antropomórficos semi-esquemáticos armados com lanças e zoomórficos semi-esquemáticos. Importante núcleo situado na área de expansão da arte da Idade do Ferro na bacia do Côa, isto é, junto à sua embocadura, constituindo o Douro o seu eixo pricipal.
Número IPA Antigo: PT010914170041
 
Registo visualizado 80 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Arte rupestre      

Descrição

Constituído por um grupo de painéis verticais em xisto que serviram de base à gravação de um alargado conjunto de motivos na sua maioria incisos e representando nomeadamente zoomorfos e antropomorfos semi-esquemáticos, armas e sinais (CNART, 1999).

Acessos

EM Vila Nova de Foz Côa - Foz do Côa *1. Fl.141

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 6/2013, DR, 1ª série, n.º 86, de 06 de maio 2013; Incluído no Conjunto dos núcleos de arte rupestre do Vale do Côa (v. PT010914170042)

Enquadramento

Rural e isolado, vale encaixado e agreste na margem esq. do rio Douro, de perfil vigoroso e pontuado por escarpas de xisto abruptas, orlado de vegetação rasteira e arbustiva. Em primeiro plano, para N., divisam-se as águas do Douro e as cumeadas de contorno ondulado e suave, talhadas em recentes socalcos, que o acompanham na sua margem direita.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular *2

Afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Época do Ferro - período de gravação de motivos incisos representando antropomorfos e zoomorfos semi-esquemáticos, armas e sinais. 1990, década - núcleo inventariado pelo Centro Nacional de Arte Rupestre.

Dados Técnicos

Gravuras obtidas por incisão.

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

CARVALHO, António Faustino de; ZILHÃO, João; AUBRY, Thierry, Vale do Côa. Arte Rupestre e Pré-História, Lisboa, 1996; ZILHÃO Joao ( Coord. ), Arte rupestre e pré-história do vale do Côa. Trabalhos de 1995-1996, Lisboa, 1997; BAPTISTA, António Martinho, A Arte dos caçadores paleolíticos do vale do Côa, Vila Nova de Foz Côa, 1999 ( no prelo ); CNART ( Centro Nacional de Arte Rupestre ), Inventário da arte rupestre do Vale do Côa, 1999 ( informatizado, não publicado ); http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/16004552 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

CNART

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CNART; Imagens gentilmente cedidas pelo Centro Nacional de Arte Rupestre

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

O Parque Arqueológico Vale do Côa, em colaboração com o Centro Nacional de Arte Rupestre, desenvolve um projecto de monitorização e conservação dos painéis gravados.

Observações

*1 - Não é ainda visitável em esquema de visita organizada pelo Parque Arqueológico Vale do Côa. *2 - O Parque Arqueológico encontra-se em fase de preparação ou negociação da aquisição dos terrenos correspondendo aos núcleos de gravuras rupestres. *3 - Não é possível determinar por não ter sido ainda objecto de estudo sistemático.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login