Núcleo de Arte Rupestre do Vale de Cabrões

IPA.00003005
Portugal, Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Foz Côa
 
Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre paleolítica de ar livre. Gravuras incisas de motivos zoomórficos naturalistas. Arte rupestre epipaleolítica. Gravura picotada de motivo zoomórfico semi-naturalista. Gravuras de motivos incisos antropomórficos e zoomórficos semi-esquemáticos e de motivos de tipologia indeterminada. Destaca-se a única figuração no contexto da arte do Côa de motivo com convencionalismos que permitem atribuí-lo ao período epipaleolítico; destaca-se ainda a grande qualidade da cena onde estão representadas as sete cabras e salienta-se a figuração de uma cena de acasalamento entre antropomorfos.
Número IPA Antigo: PT010914170039
 
Registo visualizado 76 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Arte rupestre      

Descrição

Constituído por um conjunto de painéis verticais em xisto que serviram de base à gravação de um conjunto de motivos incisos representando zoomorfos naturalistas. Destaca-se um painel onde se representaram sete capríneos. Num painel próximo figura um auroque associado a um sinal escalariforme. Representaram-se também motivos antropomórficos e zoomórficos semi-esquemáticos, essencialmente equídeos, registando-se a figuração de uma cena de acasalamento entre antropomorfos com cabeça de pássaro. Numa rocha isolada, na parte superior do vale, figura um veado semi-naturalista picotado olhando para trás com um dardo cravado no ventre, ostentando os cascos e o sexo assinalados ( CNART, 1999 ).

Acessos

EM Vila Nova de Foz Côa - Foz do Côa, com acesso difícil e condicionado

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 6/2013, DR, 1ª série, n.º 86, de 06 de maio 2013; Incluído no Conjunto dos núcleos de arte rupestre do Vale do Côa (v. PT010914170042)

Enquadramento

Rural e harmonioso, vale relativamente encaixado na margem esq. do rio Douro, que se desenvolve de E. para O. antes de inflectir para norte e ganhar as águas do Douro. É orlado de vegetação rasteira e arbustiva nas cotas mais elevadas, enquanto oliveiras e amendoeiras crescem nos socalcos que escalonaram a terra arável junto ao curso de água.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular *1

Afectação

Época Construção

Pré-história / Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Paleolítico Superior - gravação de motivos zoomórficos naturalistas incisos; Epipaleolítico - gravação de um motivo picotado zoomórfico semi-naturalista; Idade do Ferro - gravação de motivos incisos, antropomórficos e zoomórficos semi-esquemáticos, alguns de figuração inderteminada, sobrepondo-se parte deles a gravuras atribuíveis ao Paleolítico Superior; 1990, década - núcleo inventariado e iniciado o seu estudo pelo Centro Nacional de Arte Rupestre.

Dados Técnicos

Gravuras obtidas por incisão e picotagem

Materiais

Xisto

Bibliografia

CARVALHO, António Faustino de; ZILHÃO, João; AUBRY, Thierry, Vale do Côa. Arte Rupestre e Pré-História, Lisboa, 1996; ZILHÃO, João ( Coord. ), Arte rupestre e pré-história do vale do Côa. Trabalhos de 1995-1996, Lisboa, 1997; BAPTISTA, António Martinho, A Arte dos caçadores paleolíticos do vale do Côa, Vila Nova de Foz Côa, 1999 ( no prelo ); CNART ( Centro Nacional de Arte Rupestre ), Inventário da arte rupestre do Vale do Côa, 1999 ( informatizado, não publicado ); http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/16004552 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

CNART

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CNART; Imagens gentilmente cedidas pelo Centro Nacional de Arte Rupestre

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - O Parque Arqueológico Vale do Côa encontra-se em fase de preparação ou negociação da aquisição dos terrenos correspondendo aos núcleos de gravuras rupestres. *2 - Não é possível determinar por não ter sido ainda objecto de estudo sistemático.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login