Casa de Félix Avelar Brotero / Edifício com um portal manuelino

IPA.00029763
Portugal, Lisboa, Loures, União das freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal
 
Casa abastada com portal manuelino, de planta poligonal irregular, rasgado regularmente por janelas rectilíneas. Na fachada O., possui porta de decoração manuelina, de arestas biseladas e remate em carena.
Número IPA Antigo: PT031107140166
 
Registo visualizado 2212 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta poligonal irregular, de volume único, com cobertura homogénea e cobertura em telhado de seis águas. rematadas em beirada dupla. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, tendo todos os vãos molduras salientes em cantaria de calcário, Fachada principal virada a O., com cunhal de cantaria em aparelho isódomo no ângulo NO.. rasgada regularmente por duas portas e duas janelas que se lhes sobrepõem. A porta localizada no lado direito é rectilínea, com moldura de arestas chanfradas e verga em arco de carena abatido. No extremo direito, encontra-se adossado um corpo menor de um só piso possuindo amplo portão de garagem. A fachada N. possui duas portas e uma janela no piso térreo, surgindo no superior duas janelas de peitoril. Todos os vãos deste alçado são emoldurados a cantaria de calcário saliente. INTERIOR não observado.

Acessos

Largo Félix Avelar Brotero, n.º 16. WGS84 (graus decimais): lat. : 38.852440, long.: -9.140282

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano e rural, no aglomerado de Santo Antão do Tojal, e na envolvente próxima do Conjunto Monumental: Palácio da Mitra, Palácio-fonte e Aqueduto (v. PT031107140006). Confina a N. e O. com o Largo Félix Avelar Brotero e, a E., com edifício de habitação contíguo e com logradouro privado, a S. confina com terrenos agrícolas.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 15 - 16 - construção do edifício; séc. 20, final - obras profundas de remodelação; 2001, 08 Outubro - o imóvel surge incluído no levantamento do património cultural construído do Concelho de Loures de 1988, anexo ao regulamento do PDM de Loures, RCM149/2001, DR 233 1.ª Série-B, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra; modinaturas em cantaria de calcário; portas em alumínio lacado e janelas em madeira e vidro simples, na fachada principal; janelas e portas em alumínio lacado na fachada N.; cobertura em telha.

Bibliografia

Câmara Municipal de Loures, Património Cultural Construído, Loures, Câmara Municipal de Loures, 1988; Guia de Santo Antão do Tojal, Junta de Freguesia de Santo Antão do Tojal, 2009, p. 43.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

CMLoures: arquivo Divisão Planeamento Urbanístico

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, finais - obras nas coberturas, rebocos e pinturas; colocação de caixilharias de alumínio.

Observações

*1 - Félix da Silva Avelar (Brotero) foi doutorado em Medicina pela Universidade de Reims, em França e lente de Botânica e Agricultura na Universidade de Coimbra, autor do Compendio de Botânica publicado em Paris em 1788; foi eleito deputado às Cortes Constituintes de 1820; depois de jubilado foi nomeado director do Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa (Guia de Santo Antão do Tojal, Junta de Freguesia de Santo Antão do Tojal, 2009, p. 43).

Autor e Data

Fernanda Ferreira, Frederico Pinto Manuel Villaverde (CMLoures) 2010 (no âmbito da parceria do IHRU / CMLoures)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login