Quinta da Horta / Quinta de Santa Clara / Biblioteca Municipal de Cascais

IPA.00029668
Portugal, Lisboa, Cascais, União das freguesias de Cascais e Estoril
 
Arquitectura agrícola, setecentista. Casa de quinta bastante simples e antecedido por um jardim murado, evoluindo em quatro pisos, aproveitando a cave e um corpo central mais elevado, formando mansarda, que se destaca dos corpos laterais com coberturas em tesoura. As fachadas são simples, rematando em cornija, rasgadas por vãos rectilíneos e molduras simples, constituindo portas e janelas de peitoril. A fachada principal apresenta escadaria de dois lanços divergentes de acesso ao piso superior. Acesso por vestíbulo, de onde partem corredores que ligam às várias dependências, com a zona nobre no piso superior. Casa muito simples, destacando-se a regularidade da estrutura, dos vãos, o corpo central saliente, formando uma mansarda típica das construções setecentistas, e a escadaria com certo aparato, de guardas plenas e colunas de arranque contracurvas. Mantém a primitiva cobertura em tesoura. As janelas das fachadas laterais estão ladeadas por mísulas de cantaria.
Número IPA Antigo: PT031105030288
 
Registo visualizado 171 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular simples de volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas no corpo central e em tesoura, de três águas, nos laterais, rematados em beirada simples. Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada de rosa, evoluindo em três e quatro pisos, adaptando-se ao desnível do terreno. Fachadas percorridas por socos e flanqueadas por cunhais salientes, todos rebocados e pintados de branco, rematados em cornija, também pintada de branco, e rasgadas regularmente por vãos rectilíneos com molduras em cantaria de calcário. Os vãos possuem caixilharias de madeira, pintadas de branco e verde, e vidro simples. Fachada principal virada a ??', com porta no piso inferior, ladeada por dois lanços de escadas divergentes, em cantaria, com guarda plena em alvenaria, capeada a cantaria e com coluna de arranque contracurva. Na base das escadas, estão dois amplos vãos, que formam um alpendre de acesso às portas que ligam a outras dependências do piso inferior. No segundo piso, duas portas laterais, que centram três janelas de peitoril. Ao centro, uma mansarda rectilínea, com janela de peitoril. Fachada lateral esquerda com três janelas de peitoril em cada um dos dois pisos superiores, algumas ladeadas por mísulas de cantaria, surgindo uma quarta no corpo em ressalto da escadaria da fachada principal. O corpo central é cego. Fachada lateral direita com porta de verga recta e duas janelas de peitoril no primeiro piso, surgindo três janelas de peitoril no piso superior, ladeadas por mísulas de cantaria. O corpo central é cego. Fachada posterior com três janelas de peitoril em cada um dos pisos superiores, surgindo, ao centro, a mansarda com janela de peitoril. INTERIOR com acesso por pequeno vestíbulo, que liga a corredores e às várias dependências. É rebocado e pintado de branco, com tectos planos e pavimento em madeira ou cerâmico. No piso térreo, surge uma sala de atendimento, as secções infantil e juvenil, a sala da Hora do Conto, uma sala polivalente e um bar. Na cave, uma arrecadação, a casa das máquinas e a zona de recepção de documentos. No segundo piso, salas de leitura, uma área de multimédia e depósito, com dependências intercomunicantes, surgindo, no piso superior, os serviços técnicos e gabinetes de trabalho.

Acessos

Avenida Costa Pinto, n.º 27. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,701454, long.: -9,420825

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado numa zona em ligeiro declive, rodeada por muro de alvenaria rebocada e pintada de branco, com portal metálico pintado de verde na face posterior. Junto à fachada lateral esquerda, pequeno logradouro de circulação, delimitado por alto muro de alvenaria. O perímetro acha-se arborizado, Amplo jardim junto à fachada principal, com corredor central de acesso em ladrilho cerâmico vermelho, flanqueado por zona cimentada pontuada por canteiros, com pinheiro no lado esquerdo e salgueiro no lado direito, o primeiro envolvido por arbustos. É pontuado por bancos de jardim de madeira e mesas de estudo. Junto à fachada posterior, o Mercado Municipal de Cascais (v. PT031105030110).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: biblioteca

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - provável construção da casa; 1758 - na Horta de Santa Clara, existia uma capela dedicada à Santa, que pertencia ao capitão Clemente dos Reis; 1774, 4 Janeiro - o industrial Francisco Mailhol, de ascendência francesa, foi autorizado a criar uma fábrica de lanifícios no sítio da Horta de Santa Clara; 1816 - termina a laboração da fábrica, que viria a ser demolida; 1949 - aquisição da casa da quinta pela Câmara de Cascais, funcionando como habitação; 1992 - recuperação do imóvel e ampliação, transformando-o em biblioteca, com um projecto comparticipado pela Câmara e pelo Ministério da Cultura; Outubro - passa a acolher a Biblioteca Municipal; 2003, 09 fevereiro - Deliberação da Câmara Municipal de Cascais a determinar a abertura do procedimento de classificação como de IM - Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas e escadas em cantaria de calcário; caixilharias de madeira e vidros simples; pavimento em tijoleira; cobertura em telha.

Bibliografia

ENCARNAÇÃO, José de, Cascais - Vila da Corte. Oito séculos de história, Cascais, Câmara Municipal de Cascais, 1964; Exposição Patrimónios de Cascais, Cascais, Câmara Municipal de Cascais, 2003.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

DIE: Cx. 1, Pasta 196

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1992 - tratamento de coberturas, rebocos e pinturas; remodelação do interior, com colocação de novos pavimentos e tectos; tratamento das caixilharias; arranjo do jardim exterior e colocação de pavimento em tijoleira; colocação de mobiliário no interior e exterior.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login