Estação Ferroviária de Tondela / Casa do Povo de Tondela

IPA.00029581
Portugal, Viseu, Tondela, União das freguesias de Tondela e Nandufe
 
Arquitectura de transportes. Estação ferroviária, composta por vias férreas e algumas construções de apoio técnico, como instalações sanitárias. O edifício de passageiros, apresenta planta rectangular, composto por três corpos, regularmente dispostos, o central de dois pisos e os laterais de um. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminando em friso, cornija; são rasgadas regularmente por janelas de peitoril de verga abatida ou portas também de verga abatida, possuindo na fachada virada ao cais de embarque estrutura metálica apoiada em pilares metálicos.
Número IPA Antigo: PT021821230153
 
Registo visualizado 128 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Transportes  Apeadeiro / Estação  Estação ferroviária  

Descrição

A estação inclui o edifício de passageiros, área de vias férreas e algumas construções de apoio técnico, como as instalações sanitárias. EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS disposto no lado esquerdo, de planta rectangular composta por três corpos, dispostos paralela e regularmente à linha, de dois pisos e os laterais de apenas um. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas no corpo central e em terraço nos laterais. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento de cantaria, cunhais apilastrados e remates em friso, cornija e platibanda plena de cantaria, encobrindo o início dos telhados. As fachadas são rasgadas regularmente por vãos em arco abatido, com molduras graníticas rectilíneas. Fachada principal, rasgada no primeiro piso por duas portas e uma janela, e, no segundo, igual número de janelas de peitoril e nos corpos laterais por uma janela de peitoril. Fachadas laterais simétricas, rasgadas apenas com uma janela, de verga abatida e moldurada. Fachada posterior virada à linha férrea, rasgada no corpo central por três portas e nos laterais por uma, e, no segundo piso do corpo central, três janelas iguais às da fachada principal; ao longo de todo o piso corre estrutura metálica avançada, assente em pilares de ferro.

Acessos

Rua Engº Adelino Amaro da Costa. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,525463, long.: -8,067879

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: estação ferroviária

Utilização Actual

Assistencial: casa do povo

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1890, 25 Novembro - inauguração da linha do Dão, que ligava a linha da Beira Alta, na estação de Santa Comba Dão, a Viseu, através de um caminho-de-ferro de via estreita (1000mm) numa extensão de 49.214 km; 1972 - encerramento do serviço de mercadorias; 1973, 3 Junho - fundação da Casa do Povo de Tondela; 1988, 25 Setembro - encerramento da linha do Dão.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada de branco; molduras dos vãos, frisos, cornijas, e outros elementos em cantaria de granito; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; estruturas da pala em ferro; algerozes metálicos; cobertura em telha.

Bibliografia

http://casadopovotondela.pt, 12 Maio 2010

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: séc. 21 - obras de recuperação e adaptação do edifício de passageiros às novas funções culturais da Casa do Povo.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Sónia Basto 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login