Casa Árabe

IPA.00002952
Portugal, Guarda, Sabugal, Sortelha
 
Arquitectura residencial, vernácula. Casa de um só piso, com planta em L irregular. Cobertura com telhado de 2 águas, integrando lajes de granito assentes sobre o beirado. Fachada principal rematada com empena angular, comportando três portas. Janelas de reduzida dimensão nos restantes alçados. Vãos de lintel recto sem moldura. Espaço interior dividido em função do número de portas, com a cozinha situada na zona tardoz.
Número IPA Antigo: PT020911330052
 
Registo visualizado 387 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Edifício de um piso e planta em L muito irregular. Forma um volume único coberto com telhado de 2 águas, sendo de mencionar a fiada de pequenas lajes de granito assente sobre o beirado. A fachada principal, orientada a NO., mostra uma pequeníssima fresta e três portas, uma das quais com a inscrição Jhvs Ave Maria gravada no lintel. É rematada com empena angular. No alçado lateral SO. observam-se duas pequenas janelas. Ao contrário, a fachada do lado oposto é cega. Por seu turno, o alçado posterior possui três janelas, também de muito reduzida dimensão. Todos os vãos têm lintel recto sem moldura saliente. O espaço interno é dividido em função do número de portas, organizando dois compartimentos por módulo, um na frente da casa e outro nas traseiras. Exceptua-se um recanto que seria unicamente utilizado como loja, sem comunicação com os restantes espaços. A cozinha fica reservada aos fundos da casa, conservando-se aí a lareira e dois armários embutidos na parede. O pavimento, acusando diversos desníveis, é lajeado ou revestido com tijoleira, enquanto os tectos apresentam forro e respectivo ripado. Integra escada de tiro em madeira, muito estreita, permitindo o acesso ao sotão.

Acessos

Rua Dá Mesquita

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, núcleo intra-muros. A casa encontra-se orientada para a cerca muralhada, na proximidade da denominada Porta Falsa e respectiva torre (v. PT020911330002). Em frente, e adossado à muralha, ergue-se um Passo da Via Sacra (v. PT020911330030). Implantada sobre afloramentos rochosos de dimensão apreciável, surge isolada no quarteirão, uma vez que confina com os quintais vizinhos e com o seu próprio logradouro lateral, murado à face da rua e onde se observam as ruínas de um forno cúbico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 / 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Época muçulmana - a tradição oral, influenciada pela inscrição pouco legível, atribuiu a este período a construção da casa (daí a sua designação); séc. 14 / 15 - atendendo ao tipo de letra da inscrição (gótica cursiva) pode-se enquadrar a construção, ou pelos menos a sua ocupação, na época tardo-medieval; séc. 16 - considerando o conteúdo religioso da referida inscrição, é ainda possível colocar a hipótese de ter pertencido a um cristão-novo.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito, cantaria e alvenaria sem revestimento; madeira; telha de canudo

Bibliografia

NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, A Antiga Vila de Sortelha, Aldeia - Museu de Portugal, Castelo Branco, 1979; CONCEIÇÃO, Margarida Tavares da, Inventário do Património Edificado, Estudos de Caracterização do Plano Director Municipal do Sabugal, Sabugal, 1990

Documentação Gráfica

Câmara Municipal do Sabugal

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1989 / 1990 - obras de recuperação, reparação das coberturas, tomada das juntas das paredes com cimento, construção das instalações sanitárias, da lareira e das chaminés; Proprietário / Câmara Municipal do Sabugal (Programa de Reabilitação das Aldeias Históricas de Portugal): 1997 - obras de conservação, limpeza da cobertura exterior e das fachadas, incluindo picagem das juntas em cimento, tratamento do quintal.

Observações

Autor e Data

Margarida Conceição 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login