Núcleo de sepulturas escavadas na rocha de Vascoveiro

IPA.00002937
Portugal, Guarda, Pinhel, Vascoveiro
 
Conjunto de sepulturas não antropomórficas, escavadas na rocha, com formas que variam entre as trapezoidais e as rectangulares com laterais arqueados, na generalidade com cabeceiras e leitos desnivelados. As áreas disponíveis nos afloramentos foram aproveitadas, registando-se grupos em que há alinhamento entre as sepulturas que ocupam o mesmo maciço rochoso, grupos alinhados entre si e ainda sepulturas isoladas cuja orientação do eixo principal não se relaciona com outras. Necrópole constituída por trinta e uma sepulturas, sem aparente conexão com qualquer templo.
Número IPA Antigo: PT020910270032
 
Registo visualizado 319 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Funerário  Sepultura escavada na rocha    

Descrição

Necrópole constituída por trinta e uma sepulturas escavadas na rocha distribuídas por agrupamentos de número e orientação variada, algumas escavadas nos afloramentos de rocha granítica e outras já mutiladas, soltas pelo terreno ou integradas nos muros de divisão de propriedade. Todas se apresentam sem tampa ou restos ósseos, e algumas fracturadas. De formas trapezoidais e também rectangulares com laterais arqueados apresentam na generalidade cabeceiras e leitos com desnível; algumas das sepulturas ainda apresentam rebordos. A área disponível do afloramento foi intensamente aproveitada, apresentando-se grupos com existência de alinhamento entre as sepulturas, que ocupam o mesmo maciço rochoso, outros grupos que não possuem alinhamento interno, grupos que se encontram alinhados entre si e ainda, sepulturas isoladas cuja orientação do eixo principal não se relaciona com as outras.

Acessos

EM 574 Vascoveiro-Manigoto *1

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, situa-se num campo de cultura centeeira, a O. da povoação de Vascoveiro, confinando a E. com a EM 574. A necrópole distribui-se pelo outeiro entre outros maciços graníticos que caracterizam a paisagem envolvente. Acesso pelo caminho vicinal que entronca na EM 574, que liga a freguesia de Vascoveiro à de Manigoto. Algumas sepulturas encontram-se integradas nos muros de limite de propriedade.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: sepultura escavada na rocha

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 07 / 09 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 07 - 09 - construção; 2002, 02 setembro - despacho de abertura do processo de classificação; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Materiais

Granito

Bibliografia

M., de G., O Museu que Pinhel pode ter, in Boletim da Liga Amigos de Pinhel, nºs. 7-8, Janeiro-Fevereiro 1971.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CM Pinhel

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CM Pinhel

Intervenção Realizada

CMP: 1998 - Identificação, com numeração individual, e levantamento topográfico do conjunto de sepulturas sob responsabilidade do técnico de arqueologia da Câmara Municipal de Pinhel.

Observações

*1 - Carta Militar de Portugal, Folha 182, E 62-11, 1/25 000.

Autor e Data

Margarida Conceição / João Vilhena 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login