Chafariz da Barreira

IPA.00029364
Portugal, Portalegre, Alter do Chão, Alter do Chão
 
Arquitectura infraestrutural, barroca. Chafariz de espaldar amplo, de três panos divididos por pilastras, rematado em tabela e aletas, ornado pelas armas da vila e do proprietário da mesma, com três bicas que jorram para tanque rectangular de bordos simples em cantaria.
Número IPA Antigo: PT041201010040
 
Registo visualizado 152 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada de branco, percorrida por filetes amarelos. É de planta rectangular simples, com espaldar rectilíneo, dividido em três panos por pilastras toscanas, ornadas no capitel e base do mesmo por folhagem de acantos estilizados, assentes sobre cubos, ornadas na base por denticulado pouco saliente. São rematados por friso e cornija, esta destacada sobre as pilastras, surgindo, no pano central, mais elevado, uma tabela contracurva com friso e cornija individualizados, encimados por pináculos do tipo balaústre nos ângulos, assentes sobre pequenas pilastras ornadas por acantos. A tabela é ladeada por aletas recortadas, encimadas por altos pináculos galbados. Nesta, inscreve-se uma cartela ovalada envolvida por acantos e sobre mísula fingida, de onde evoluem duas palmetas que se ligam a dois escudos, o do lado esquerdo municipal e o oposto dos senhores da terra, a Casa de Bragança. No pano central do espaldar, surge cartela recortada fitomórfica, que enquadram lápide em cantaria de granito, com inscrição alusiva à sua construção e ao seu mentor. Na base, surge amplo tanque rectilíneo, de bordos simples em cantaria e interior pintado de azul, tendo, nas faces laterais, dois pináculos altos, onde se inscrevem duas bicas, surgindo uma terceira no centro do espaldar. As bicas são em cantaria, em forma de canhão. Na face lateral direita, porta de verga recta com uma folha metálica pintada de cinza, de acesso à canalização de adução de água.

Acessos

Praça dos Doze Melhores de Alter. WGS84 (graus decimais) lat.: 39.198245; long.: -7.658470

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Castelo de Alter do Chão (v. PT041201010001)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado num amplo largo ajardinado, onde se ergue o Mercado Municipal de Alter do Chão (v. PT041201010024), adossado ao muro que fecha posteriormente o complexo da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão (v. PT041201010016) e a Igreja Matriz de Alter do Chão (v. PT041201010042). O largo ajardinado forma um rectângulo com canteiros nos ângulos, com relvado e árvores de várias espécies, contando-se duas palmeiras e vários pinheiros, que centram um chafariz centralizado octogonal e com taça e repuxo central. Possui vários bancos paralelepipédicos em cantaria.

Descrição Complementar

O escudo da vila é em "Escudo cortado de prata e de negro. No primeiro, um castelo de vermelho, aberto e iluminado de negro acompanhado de duas quinas de Portugal. No segundo uma fonte de ouro realçada de negro repuxando de prata aguada de azul, acompanhada de duas flores-de-lis de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres" (informação municipal). Na lápide do espaldar, a inscrição: "SENDO PRESIDENTE DA CAMARA FRANCISCO ANTONIO DE MORA E SEIXAS LEMOS SE FEZ ESTA OBRA", surgindo, na base, a data "1799". No lado esquerdo do espaldar, uma lápide recente, em mármore e com a inscrição incisa e avivada a negro: "RECONSTRUIDO E INAUGURADO EM 1-5-1968". Junto à cartela central, a informação de que a água é imprópria para consumo.

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1799 - construção do chafariz junto ao muro do Castelo, por ordem da Câmara Municipal de Alter do Chão, sendo presidente da Câmara Francisco António de Mora e Seixas Lemos; 1968 - deslocação do chafariz para o actual local; 1968, 1 Maio - inauguração do chafariz.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; lápides, pedras de armas e bicas em cantaria de granito; lápide em mármore; decoração em massa; porta metálica.

Bibliografia

www.fisicohomepage.hpg.ig.com.br, 03 Março 2010.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, final - tratamento de rebocos e pinturas; limpeza do tanque e da caixa de água; pintura do interior do tanque.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login