Capela de Valbom dos Figos

IPA.00029358
Portugal, Bragança, Mirandela, Mascarenhas
 
Arquitectura religiosa, setecentista. Capela de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, volumetricamente indistintas, interiormente com iluminação unilateral. Fachadas rebocadas e pintadas, a principal terminada em empena truncada por sineira e rasgada por portal de verga recta e janela. Fachada lateral esquerda cega e a oposta rasgada por porta travessa de verga recta e janela na capela-mor; a posterior é cega e termina em empena.
Número IPA Antigo: PT010407200197
 
Registo visualizado 95 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor, volumetricamente indiferenciadas, tendo adossada à fachada lateral esquerda sacristia rectangular irregular, de perfil curvo. Volumes articulados com coberturas em telhados de duas águas na capela e de uma na sacristia na continuidade da primeira, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com faixa cinza e terminadas em cornija de betão. Fachada principal virada a S., e terminada em empena, com friso e cornija, truncada por sineira, com vão em arco de volta perfeita sobre pilares, albergando sino e rematada em elementos volutados e cruz latina de cantaria, de braços quadrangulares terminados em botão; sobre os cunhais apilastrados e horizontalizados, dispõem-se pináculos tipo pêra assentes em plintos paralelepipédicos. É rasgada por portal de verga recta e vão superior rectilíneo, ambos de moldura simples. Fachada lateral esquerda cega e a oposta rasgada por porta travessa de verga recta, de moldura simples, e janela de verga abatida na capela-mor. Fachada posterior cega, a da capela-mor terminada em empena e a da sacristia em meia empena.

Acessos

Lugar de Valbom dos Figos, Largo da Igreja

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado no interior da aldeia, adaptada ao declive do terreno. Ergue-se num largo, contornado por vias, pavimentadas a paralelos de granito, possuindo frontalmente fonte de espaldar, restaurada em 2004, com espaldar terminado em empena, telhada, contendo painel de azulejos monocromos azuis sobre fundo branco com representação da capela e de outros motivos alusivos à povoação, e com duas bicas cilíndricas, sustentadas por trave de ferro; em frente tem tanque rectangular, de bordo rectilíneo saliente tendo no interior dois plintos para apoio do vasilhame.

Descrição Complementar

Na fachada principal, ladeando o portal, existe lápide de granito com a inscrição: VISITA PASTORAL DE D. ANTÓNIO JOSÉ RAFAEL NO IX JUBILEU DA DIOCESE 1545 - 1995. .

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - época provável da construção da capela; 1995 - visita pastoral de D. António José Rafael, assinalando o IX jubileu da diocese.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; cunhais, sineira, pináculos, cruz e molduras dos vãos em cantaria de granito; cornija de betão; portas de madeira; vidros martelados policromos; pavimento cerâmico; tecto de madeira, em masseira; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1964 - arranjo do adro, com colocação da inscrição em calçada portuguesa junto ao portal axial; posteriormente, procederam-se a obras de conservação.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login