Casa das Obras

IPA.00002922
Portugal, Guarda, Manteigas, Manteigas (Santa Maria)
 
Casa nobre de planta rectangular irregular, de dois pisos e coberturas internas em tectos planos de madeira, rasgado por janelas em arco abatido. Fachada principal simétrica, com eixo central composto por portal encimado por janela de sacada com balcão de planta curvilínea, surgindo, nos eixos laterais, janelas simétricas e equidistantes. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados e remates em friso e cornija, interrompida centralmente por falso frontão curvilíneo integrando pedra de armas. Interior com átrio marcado por arcos abatidos que protegem a zona da escadaria nobre, centralizada e à volta da qual se estruturam as várias dependências, com pavimentos em lajeado e vãos rectilíneos com molduras de cantaria. As janelas da fachada principal ostentam molduras que se prolongam em brincos e as do piso superior possuem cornija mais desenvolvida. O núcleo principal ostenta friso convexo no remate das fachadas. Interior com alguns tectos pintados e tendo vários armários embutidos nas paredes. Conserva cerca com horta e jardim com espécies arbóreas da época de construção.
Número IPA Antigo: PT020908020001
 
Registo visualizado 295 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular irregular, com disposição horizontalista das massas e coberturas diferenciadas a três e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, com cunhais apilastrados, assentes em altos plintos, e remates em friso côncavo e cornija, alteada e curva na zona central para marcar a zona da pedra de armas. Fachada principal orientada, de dois pisos e simétrica, tendo, no eixo central, portal em arco abatido com moldura recortada em cantaria e remate em pequena cornija, onde assenta as mísulas da sacada de perfil contracurvado, da janela com moldura quadrápula e remate em pequena cornija; a sacada possui guarda metálica decorada com elementos geométricos. Os eixos laterais são rasgados por três janelas em arco abatido, em cada um dos pisos, com a moldura lateral prolongada a formar brincos e pequena cornija, mais desenvolvida no piso superior. Fachada lateral esquerda virada a S., com dois pisos, o primeiro com duas janelas de perfil rectilíneo e o segundo com cinco janelas semelhantes; possui adossado um pequeno corpo recuado. Fachada lateral direita virada a N., com dois pisos com vãos em arco abatido e molduras recortadas semelhantes às da fachada principal, no primeiro com uma janela, uma porta e duas janelas jacentes centrais, surgindo, no segundo piso, quatro janelas. A este adossa-se um corpo, com remate em cornija de betão e beiral, com dois registos, o primeiro rasgado por porta de verga recta e o superior com janela de sacada à face e perfil semelhante às anteriores, aparecendo no canto direito uma pequena janela jacente. Sobre o remate, uma chaminé de perfil piramidal truncado, encimada por pináculo e catavento. Fachada posterior remata em beiral, com dois pisos, o primeiro com quatro portas de verga recta e o segundo com seis janelas rectilíneas. INTERIOR com átrio separado do acesso à escadaria por arco abatido e escadaria de dois lanços e pé-direito duplo, com arranque marcado por dois arcos abatidos. Possui guardas em cantaria e voluta no arranque, ocupando uma posição central, organizando a distribuição dos restantes compartimentos. No primeiro piso, surgem treze compartimentos, existindo, na zona posterior, acesso ao segundo, através de lanço de escadas. Pavimentos em lajeado de granito e coberturas em tectos planos. Em piso intermédio, surgem dois compartimentos cegos. No segundo piso, átrio e salão nobre e mais quinze dependências de configuração irregular e divididos por paredes não estruturais, organizando-se em torno da escadaria. A zona posterior possui sete compartimentos, incluindo intalações sanitárias e cozinha com chaminé. Pavimentos em soalho e coberturas em tectos planos alguns com pintura decorativa e sala com lambril pintado. Possui numerosos armários embutidos na caixa murária.

Acessos

Rua Teles de Vasconcelos, n.º 53 - 67

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28/82, DR, 1ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Urbano, isolado, com implantação destacada a meia encosta, situado na zona de maior altitude do aglomerado, em local plano, embora a fachada N. confine com uma via bastante inclinada; a zona do jardim encontra-se separada do edifício principal por uma via pública, com acesso por portal de verga recta, protegido por portão de metal pintado de verde, decorado com elementos geométricos, encimado por espaldar contracurvado com pedra de armas e a inscrição "CASA DAS OBRAS". Neste espaço, surge uma horta e jardim com espécies de árvores centenárias, piscina e fontanário. Junto ao edifício, surgem vários imóveis incaracterísticos.

Descrição Complementar

Escudo esquartelado: armas de Saraiva no flanco dextro do chefe, armas de Cardoso no flanco dextro da ponta; armas de Fragoso no flanco sinistro do chefe; armas de Soares no flanco sinistro da porta.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1763 - registo do Livro de Impostos do Arquivo Municipal de Manteigas refere a demolição da casa pertencente a Fernando José Saraiva, Capitão-mor de Manteigas, falecido em 1770 e pai do fundador da Casa das Obras. 1770 - 1º quartel do séc. 19 - construção da Casa das Obras pelo Capitão-Mor e mais tarde Desembargador João Teodoro Saraiva Fragoso de Vasconcelos Cardoso (1748 - 1809), nascido em Manteigas, administrador de vários morgados e capelas e Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo. A designação "Casa das Obras" estará relacionada com a duração da sua construção, que não terá alterado o traçado urbanístico pré-existente, atendendo à localização da cerca com o jardim e horta e pela presença de edifícios contíguos datados do séc. 15 e 16; Séc. 19 - fins de construção de acrescentamento de 2 pisos no alçado O.; Séc. 20, 2ª metade - construção de 2 clarabóias para iluminação da escadaria e corredores; construção do portão de acesso à cerca, com incorporação de elementos provenientes da Quinta de S. Fernando (pedra de armas), cuja capela e casa foram demolidas; 1998 - adaptação do edifício ao turismo de habitação.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Granito em alvenaria, na estrutura rebocada, e em cantaria nos cunhais, friso, cornija, modinaturas, guarda das escadas, pavimentos do piso inferior; madeira nas portas, caixilhos, tectos e pavimentos do segundo piso; ferro na guarda das sacadas e portão de acesso ao jardim; telha de canudo nas coberturas; vidro simples nas janelas.

Bibliografia

LEAL, Pinho, Portugal Antigo e Moderno, Lisboa, 1873; SARAIVA, José Mendes da Cunha, A Capela de S. Francisco na Vila de Santa Marinha, in Revista Solução Editora, Lisboa, 1931; CD Portugal Século XXI - Guarda, Matosinhos, 2001; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72870 [consultado em 21 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, 2ª metade - beneficiação no interior; 1970 - substituição da cobertura.

Observações

Autor e Data

Margarida Conceição 1992

Actualização

Paula Figueiredo 2004
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login