Teatro Mascarenhas Gregório

IPA.00002914
Portugal, Faro, Silves, Silves
 
Arquitectura cultural, ecléctica. Teatro de planta rectangular, seguindo os modelos italianos, com sala de 3 registos com 16 vãos..
Número IPA Antigo: PT050813070019
 
Registo visualizado 253 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Cultural e recreativo  Casa de espetáculos  Teatro  

Descrição

Edifício de planta rectangular adaptado ao declive do terreno que produz um piso na frente que volta para a rua Cândido dos Reis, correspondente ao átrio, e dois pisos na rua Diogo Manuel, correspondente ao corpo da sala. A fachada do átrio de entrada é dividida em 3 panos, vazados por 3 portas de arco quebrado, enquanto no alçado voltado para a rua Diogo Manuel o 1º pano de um só piso tem uma porta ladeada de 2 portas entaipadas. o 2º corpo de 2 pisos é vazado no 1º registo por um aporta de verga direita e no 2º registo sobre esta porta por uma sacada de 3 vãos ladeada por 2 janelas de verga em asa de cesto. No alçado sul correspondente ao palco abre-se uma porta cujo o perfil procura assemelhar-se a um arco em ferradura. Coroa este corpo uma platibanda decorada com almofadas rectangulares e um frontão triangular sobre a sacada. A sala é composta por 3 registos de 16 vãos em redor da plateia produzidos por colunas de ferro com capitéis de madeira que suportam os varandins onde estão instalados os camarotes. A boca de cena tem 2 cariátides de cada lado. A entrada principal e as escadas de acesso aos vários registos situam-se do lado contrário ao palco. A cobertura é em tecto de madeira.

Acessos

Rua Cândido dos Reis; Rua Diogo Manuel

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Edital n.º 26/2012 da Câmara Municipal de Silves de 06 junho 2012

Enquadramento

Urbano, o teatro ocupa um quarteirão em desnível entre ruas de reduzidas dimensões com circulação rodoviária

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: teatro

Utilização Actual

Cultural e recreativa: teatro

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Júdice Costa

Cronologia

1909, 24 Julho - inauguração do Teatro, construído sob o patrocínio do industrial republicano Gregório Nunes Mascarenhas; 1984, março - Despacho de homologação do edifício como Interesse Municipal; 1995, 04 dezembro - Incluído no PDM de Silves, Resolução do Conselho de Ministros n.º 161/95; 2005, 03 Setembro - inauguradas as obras de recuperaçãoe reabilitação do teatro realizadas ao abrigo do programa "Piter- recuperação do rio Arade" (2000); 2012, 25 maio - a Câmara Municipal de Silves classifica como Imóvel de Interesse Público, por Edital n.º 20/2012.

Dados Técnicos

Materiais

Cantaria, alvenaria, madeira, ferro, estuque

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMS: 2004 - 2005 - obras de recuperação e reabilitação.

Observações

Autor e Data

João Neto 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login