Forte da Conceição / Forte de São João / Forte de São João da Barra / Hotel Forte de São João da Barra

IPA.00002910
Portugal, Faro, Tavira, União das freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira
 
Arquitectura militar, moderna. Forte abaluartado em planta estrelada.
Número IPA Antigo: PT050814020004
 
Registo visualizado 709 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Forte    

Descrição

Planta centralizada, quadrada, com 4 baluartes nos ângulos servidos por rampas. Porta na frente voltada a terra antecedida de fosso. Frontaria em arco pleno. Sobre a porta um espaldar em cujo terço inferior se encontram duas lápides epigrafadas encimadas por pedra de armas com brasão real, e um frontão curvo centrado por edícula.

Acessos

Sítio da Praia, no extremo NE. da povoação de Cabanas

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 43 073, DG, 1.ª série, n.º 162 de 14 julho 1960

Enquadramento

Rural, implantado junto ao areal da praia de Cabanas.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: 1- Inscrição comemorativa da construção da fortaleza, indicativa do administrador da obra e comemorativa da construção da ponte de Tavira, gravada numa lápide, num campo epigráfico relevado e enquadrado por moldura. Calcário rosa. Dimensões: 150x50. Nexos e inclusões. Tipo de letra: capital quadrada. Leitura modernizada: SENDO REGENTE DOS REINOS E SENHORIOS DE PORTUGAL O SERENÍSSIMO PRÍNCIPE DOM PEDRO O CONDE DE VALE DE REIS DOS CONSELHOS DE ESTADO E GUERRA CAPITÃO GERAL DESTE REINO ACHANDO ESTE SÍTIO CAPAZ MANDOU FAZER ESTA FORTALEZA DE PEDRA E CAL ESTANDO DESENHADA JÁ DE TERRA EFAXINA(?) REINANDO O SENHOR REI DOM JOÃO O IV DA GLORIOSA MEMÓRIA NO ANO DE 1656 O MESMO CONDE DE VALE DE REIS MANDOU FAZER A PONTE DA CIDADE DE TAVIRA E GOVERNANDO ESTA FORTALEZA O SARGENTO MAIOR DOMINGOS DE CARPIÃO CASTANHEDA SE LHE ENCARREGOU A ADMINISTRAÇÃO DESTA OBRA A QUAL FEZ DAR PRINCÍPIO EM 19 DE DEZEMBRO DO ANO DE 1670. 2 - Inscrição comemorativa da reedificação da fortaleza, indicativa do nome do promotor da obra e do inspector da mesma, gravada numa lápide, num campo epigráfico relevado enquadrado por moldura, colocada sob a inscrição nº 1, no sentido de dar continuidade à informação aí contida. Calcário. Dimensões: 145x25. Tipo de letra: capital quadrada. Leitura modernizada: FOI REEDIFICADA ESTA FORTALEZA POR SEU TERCEIRO NETO NUNO JOSÉ FULGÊNCIO DE MENDONÇA E MOURA CONDE DE VALE DE REIS GOVERNADOR E CAPITÃO GERAL DO DITO REINO GENTIL HOMEM DA CÂMARA DO PRÍNCIPE NOSSO SENHOR E DEPUTADO DA JUNTA DESTE REINANDO DONA MARIA I SENDO INSPECTOR DELA O DOUTOR JOSÉ CAETANO DE ANDRADE CASTRO ANO DE 1793.

Utilização Inicial

Militar: forte

Utilização Actual

Comercial e turística: unidade hoteleira

Propriedade

Privada: Sociedade

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTOS: Vítor Mestre e Sofia Aleixo (projecto de recuperação)

Cronologia

1670, 19 Dezembro - Início da construção da fortaleza pelo conde de Vale de Reis, capitão geral do Reino e membro do Conselho de Estado e da Guerra; 1793 - reedificação da fortaleza, por se encontrar muito arruinada, pelo governador e capitão José Fulgêncio de Mendonça e Moura, conde de Vale de Reis, trineto do primeiro promotor da obra, sendo inspector dela o doutor José Caetano de Andrade Castro; 2007 - 2008 - obras de recuperação e adaptação a unidade turística sob projecto dos Arquitectos Vitor Mestre e Sofia Aparício.

Dados Técnicos

Materiais

Cantaria, alvenaria, madeira em portas e caixilhos.

Bibliografia

João Baptista da Silva LOPES, Corografia (...) do reino do Algarve, Lisboa, 1841; João de ALMEIDA, Roteiro dos monumentos militares Portugueses, Vol. III, Lisboa, 1948; COUTINHO, Valdemar, Castelos, Fortalezas e Torres da Região do Algarve, Vila Real de Santo António, 1997.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMS; Casa de Cadaval: Luís de Figueiredo, Descrição e plantas da Costa, dos Castelos e Fortalezas, desde o o Reino do Algarve até Cascaes....., fl.30 (1607/1615), Cota: nº 29, Cota antiga MVII-26 (existe cópia microfilmada no ANTT: mf. 1717)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

Proprietário: 2007 - obras de recuperação e adaptação a unidade turística.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

João Neto 1991/ Filipa Avellar 2006

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login